19. Texto base: Leia um trecho da notícia Preparando o terreno para a Copa do Mundo na África do Sul, publicada no dia 10/05/2010 no O Globo Digital e responda à questão.
Enunciado:
a) Como o autor define o continente africano?
b) O autor leva em consideração a realidade socioeconômica desse continente? Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Um grupo de 50 pessoas fez um orçamento inicial para organizar uma festa, que seria dividido entre elas em cotas iguais. Verificou-se ao final que, para arcar com todas as despesas, faltavam R$ 510,00, e que 5 novas pessoas haviam ingressado no grupo. No acerto foi decidido que a despesa total seria dividida em partes iguais pelas 55 pessoas. Quem não havia ainda contribuído pagaria a sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial deveria contribuir com mais R$ 7,00.
De acordo com essas informações, qual foi o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessoas?
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(FUVEST 2018 1ª FASE) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) Um corpo de 2,4 kg fixado a uma mola horizontal se move com velocidade constante segundo uma trajetória circular de raio R sobre uma superfície horizontal sem atrito. A energia cinética do corpo é de 90,0J, e a força de tração na mola é de 720N. Com base nessa informação, conclui-se que o valor do raio R é, em cm, igual a
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UEL) As vitaminas são usualmente classificadas em dois grupos, com base em sua solubilidade, o que, para alguns graus determina sua estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento no tecidos.
MAHAN, L. K. & ESCOTT-STUMP, S. “Alimentos, nutrição e dietoterapia”. 9.ed. São Paulo: Roca, 1998. p. 78.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
- Química | A. Modelos Atômicos
Na experiência das lâminas de ouro, também conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa, de carga elétrica positiva, foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número das partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados.
Esse resultado levou Rutherford a considerar o átomo: