Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho com os motores desligados?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 13. Mercantilismo: Uma economia de Transição
Texto base: Leia o texto a seguir. [...] Com a continuação, para satisfazer as faltas e necessidades dos da fortaleza, começaram a afluir diante da porta, junto da saída do castelo, negociantes, ou seja, mercadores de artigos custosos, em seguida taberneiros, depois hospedeiros para a alimentação e o albergue dos que mantinham negócios como senhor, muitas vezes presente, e dos que construíam casas e preparavam albergarias para as pessoas que não eram admitidas no interior da praça. Os habitantes de tal maneira se agarraram a local que em breve aí nasceu uma cidade importante que ainda hoje conserva o seu nome vulgar de ponte, porque brugghe significa ponte em linguagem vulgar. PEDRERO-SANCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média. São Paulo: UNESP, 2000. p. 148-149. (Fragmento).
- A) Identifique a que grupo social o texto faz referência.
- B) A qual tipo de atividade econômica este grupo está associado? Comprove sua resposta com dois (2) exemplos retirados do texto.
- C) Analise a importância deste grupo para o renascimento do comércio no Continente Europeu durante o final da Idade Média.
Enunciado:
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
”Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro, enquanto que os lacedemônios atiraram-nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer o castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhes pela morte dos arautos enviados a Esparta. [...] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. [...] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimularnos- íeis a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
(HERÓDOTO. História. São Paulo: Tecnoprint, s/d, p. 340–341.)
Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir:
1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos.
3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas.
4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
(PUC-MG) De acordo com a figura, considere a ocorrência de cinco fenótipos (preta, albina, marrom, cinza e bege) para a cor da pelagem de camundongos, determinados pela interação de três pares de genes alelos com segregação independente. Na figura, os traços indicam que, independentemente do alelo ser dominante ou recessivo, não há alteração fenotípica. De acordo com as informações, é INCORRETO afirmar:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Duda e Carol estavam jogando “Adicionando números”. Carol propôs o desafio: “Se eu juntar a quantidade 7 à minha ficha, o resultado é 19.” Qual era o número que estava escrito na ficha de Carol?
- História - Fundamental | 06. A Formação das Cidades e do Estado
No princípio dos tempos os homens eram nômades, depois fixavam moradias e começavam cultivar plantações e criar animais, em seguida, criavam as cidades.
Descubra como sua cidade foi criada.
Pesquise e escreva um parágrafo informando como e quando ela se tornou um município.