Texto base: Leia o texto a seguir. [...] Com a continuação, para satisfazer as faltas e necessidades dos da fortaleza, começaram a afluir diante da porta, junto da saída do castelo, negociantes, ou seja, mercadores de artigos custosos, em seguida taberneiros, depois hospedeiros para a alimentação e o albergue dos que mantinham negócios como senhor, muitas vezes presente, e dos que construíam casas e preparavam albergarias para as pessoas que não eram admitidas no interior da praça. Os habitantes de tal maneira se agarraram a local que em breve aí nasceu uma cidade importante que ainda hoje conserva o seu nome vulgar de ponte, porque brugghe significa ponte em linguagem vulgar. PEDRERO-SANCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média. São Paulo: UNESP, 2000. p. 148-149. (Fragmento).
- A) Identifique a que grupo social o texto faz referência.
- B) A qual tipo de atividade econômica este grupo está associado? Comprove sua resposta com dois (2) exemplos retirados do texto.
- C) Analise a importância deste grupo para o renascimento do comércio no Continente Europeu durante o final da Idade Média.
Enunciado: