Enunciado:
You can infer that this text talks about
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 – Dividir a turma em grupos para facilitar o uso dos materiais
2 - Iniciar a atividade perguntando aos alunos se conhecem o círculo cromático.
3 – Anunciar que irão construir um.
4 – Desenhar no quadro o círculo cromático, pedindo aos alunos que transfiram o desenho para o papel.
5 – Enquanto os alunos desenham, distribuir para cada grupo três copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuarem as misturas.
6 – Escrever no quadro onde as cores primárias serão colocadas no círculo cromático e deixe que as crianças preencham os espaços correspondentes à estas cores.
7 – Explicar que os espaços intermediários serão preenchidos pelas misturas, entre as duas cores primárias que os delimitam, formando assim as cores secundárias e deixar que eles efetuem as misturas e preencham os espaços respectivos: entre o amarelo e o azul, o verde; entre o amarelo e magenta, o laranja; entre o azul e o magenta, o violeta.
8 – Neste momento, quando estiverem com o círculo completo, demonstrar a eles que as cores quentes e frias encontram-se em lados opostos, de forma sequencial, no círculo cromático:
9 – Agora, é só observar o que acontece com os contrastes. O resultado é que os contrastes de maior intensidade dizem respeito às cores complementares, ou seja, àquelas que se encontram em lados opostos no círculo cromático:
Magenta e verde, amarelo e roxo, laranja e azul são cores complementares entre si e, ao mesmo tempo, definem o máximo de contraste entre duas cores. Elas são complementares porque, para que o verde contenha em sua composição as três cores primárias, só falta o magenta. A mesma regra se aplica às demais.
10- Agora é só associar esta informação, por exemplo, à logomarca do Itaú, às cores da Escola de Samba Mangueira.
11- Colagens interessantes poderão ser feitas usando o princípio do contraste, a partir de cores complementares.
- Física
Uma bola rolou para fora de uma mesa de 80cm de altura e avançou horizontalmente, desde o instante em que abandonou a mesa até o instante em que atingiu o chão, 80cm. Considerando g = 10m/s2, a velocidade da bola, ao abandonar a mesa, era de:
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNESP) Texto I
É com Descartes que a oposição homem-natureza se tornará mais completa, constituindo-se no centro do pensamento moderno e contemporâneo. O homem, instrumentalizado pelo método científico, pode penetrar os mistérios da natureza e, assim, tornar-se “senhor e possuidor da natureza”.
Carlos W. P. Gonçalves. Os (des)caminhos do meio ambiente, 1989.
Texto II
Quando a gente quis criar uma reserva da biosfera em uma região do Brasil, foi preciso justificar para a Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] por que era importante que o planeta não fosse devorado pela mineração. Para essa instituição, é como se bastasse manter apenas alguns lugares como amostra grátis da Terra.
Ailton Krenak. Ideias para adiar o fim do mundo, 2019.
Ailton Krenak constata os princípios da filosofia cartesiana ao reconhecer que
- Matemática | 09. Probabilidade
Um jogo virtual de investigação apresenta uma prova em que o participante deve descobrir uma senha de 5 dígitos. O teclado no qual essa senha é digitada foi utilizado muitas vezes, e os algarismos das teclas que compõem a senha aparecem apagados, como mostra a imagem:
A probabilidade de o jogador descobrir a senha correta em apenas uma tentativa é de:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
Alguns tipos de drogas, utilizadas no tratamento da esquizofrenia, agem bloqueando os receptores de dopamina, um tipo de neurotransmissor, nas sinapses. A respeito desse bloqueio, é correto afirmar que: