Texto base: A questão se refere às figuras a seguir. Essas figuras mostram a produção de cana em realidades agrícolas diferentes.
Enunciado:
Uma das consequências socioeconômicas da técnica empregada na figura 2 é a diminuição da
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa la imagen y lee las instrucciones del juego.
Es un juego tan antiguo que dicen que hay que buscar sus orígenes en la vida de los nenes y nenas de la antigua Roma. Con una tiza debemos marcar en el suelo ocho casilleros (como muestra la imagen), y en la base y la cabecera otros dos grandes que digan “Tierra” y “Cielo”. Arrojá una piedrita en el casillero 1 y luego brincá con un pie en todos los demás casilleros, menos en ese. En los casilleros 3 y 4, y 6 y 7 debés apoyar los dos pies, y en el 8 darte la vuelta y volver brincando en un pie hasta el casillero 1, agarrando la piedrita. Volvés a empezar pero tirando al casillero 2, y así.
Disponible en: <http://www.rumbosdigital.com/secciones/notas/juegos-de-ayer-y-de-hoy> Acceso el: 20 jun. 2015.
De acuerdo a la imagen y el texto que lo acompaña, el juego es
- Física
Considere que um satélite de massa m=5,0 kg seja colocado em órbita circular ao redor da Terra, a uma altitude h =650 km .Sendo o raio da Terra igual a 6.350 km sua massa igual a 5,98.1024 kg e a constante de gravitação universal G= 6,67.10-11 o módulo da quantidade de movimento do satélite, em kg.m/s é, aproximadamente, igual a:
- Geografia | 3.3 Solo
(UFPR) A geomorfologia é o campo do conhecimento técnico e científico que estuda as formas do relevo e os processos pretéritos e presentes envolvidos. Em regiões sob a influência de clima tropical e subtropical, o relevo, em grande parte, está sendo moldado pela ação das chuvas, que promove o intemperismo nas rochas e o transporte e deposição dos sedimentos. Apesar de esses processos participarem da dinâmica natural, eles podem ser influenciados pela ação humana. A alteração no seu equilíbrio pode trazer graves consequências à sociedade.
Sobre os processos geomorfológicos que têm sido intensificados pela influência humana, considere as seguintes afirmativas:
1. O processo de assoreamento tem ocorrido com grande frequência nas áreas mais elevadas do relevo, onde as declividades são mais íngremes, trazendo prejuízos por afetar os chamados topos de morros.
2. Os escorregamentos e as corridas de detritos e lama, que são deflagrados por grande volume de chuvas e ocorrem, predominantemente, em regiões serranas e nas encostas com maiores inclinações, estão entre os processos geomorfológicos que trazem maiores danos à sociedade.
3. A erosão pluvial em vertentes, que traz grandes prejuízos econômicos e ambientais, está condicionada, além de às características do relevo, também aos tipos de solo, à dinâmica das chuvas, à cobertura da vegetação e ao tipo de uso antrópico.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Canção da primavera
Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas.
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando.
Catavento enlouqueceu,
Ficou girando, girando.
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando.
Dancemos todos, dancemos,
Amadas, Mortos, Amigos,
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...
Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros florido!
Fonte: QUINTANA, Mário. Canções. São Paulo: Globo, 2011, p. 25.
Leia novamente os seguintes versos:
“Dancemos todos, dancemos,
[...]
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...”
Cite com qual pronome pessoal o verbo destacado concorda.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto. O grou e a garça [...] Era uma vez um grou e uma garça que viviam num pântano; tinham cabaninhas, cada uma numa extremidade do pântano. O grou estava farto de viver sozinho e resolveu se casar: — Vou pedir a garça em casamento! E lá foi o grou – flap, flap! – e voou sete verstas sobre o pântano. Finalmente chegou e perguntou: — A garça está em casa? — Está. — Garça, case comigo! — Não, grou, não vou me casar com você; suas pernas são longas demais, suas roupas são curtas demais; seu voo é precário e você não tem como me sustentar. Vá embora, seu pernalta! O grou voltou para casa muito decepcionado. Mas depois a garça mudou de ideia e pensou consigo mesma: — Por que tenho de viver sozinha? Seria melhor me casar com o grou! Foi procurá-lo e disse: — Grou, case-se comigo. — Não, garça, não preciso de você. Não quero me casar e não vou me casar com você. Fora! A garça chorou de vergonha e voltou para casa. O grou mudou de ideia e pensou consigo mesmo: — Eu errei ao não me casar com a garça; é chato viver sozinho. Vou lá agora me casar com ela. Foi procurá-la e disse: — Garça, resolvi me casar com você: aceite ser minha. — Não, grou, não vou ser sua. E então o grou voltou para casa. Aí a garça mudou de ideia e pensou: — Por que o recusei? Que vantagem há em viver sozinha? É melhor me casar com o grou! E lá foi ela propor o casamento, mas dessa vez o grou recusou. E até hoje cada hora um propõe o casamento, mas ainda não se casaram. AFANAS’EV, Aleksandr (Org.). O grou e a garça. In: Contos de fadas russos. São Paulo: Landy Livraria Editora, 2003. Volume 1. p. 96-97. Glossário
Farto – aborrecido; enfastiado; cansado.
Versta – antiga medida russa para calcular distâncias, equivalente a 1,067 km.
Por que o grou decide se casar com a garça inicialmente?