Guess what! Read the description and mark the name of the bug.
This bug is not cute. It is usually black or brown. It has eight legs.
It likes eating flies. Some people are scared of it. It’s __________
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/cruzada-movimentos.htm>. Acesso em: 25 nov. 2012.
- Apresente pelo menos duas mudanças econômicas introduzidas na Europa após o movimento de Cruzadas.
- Explique por que estas mudanças contribuíram para a crise do Feudalismo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto “A vovó Robô” para responder à questão
A VOVÓ ROBÔ
Todas as quartas-feiras, a avó de Olívia e Érica ia buscá-las na escola.
(...)
A avó delas morava em um apartamento térreo do outro lado da cidade. Descendo do ônibus, Olívia andou de braços dados com sua avó até chegarem à casa, a alguns metros de distância. Érica corria na frente, escondendo-se atrás dos postes e dizendo:
- Vovó, venha me pegar!
- Silêncio! – Olívia sussurrou – A vovó não pode correr.
- Sabe, eu gostaria de correr e subir em árvores – a avó disse. – Mas quando eu tinha a sua idade, Érica, meus ossos e juntas começaram a se comportar mal. Às vezes é difícil até caminhar.
- Se os seus ossos não estão se comportando – disse Érica, franzindo as sobrancelhas -, então você deve dar um descanso para eles.
- Eles tiveram um descanso por um bom tempo – disse ela, sorrindo. – Não me deram problemas durante muitos anos. Mas agora voltaram a se comportar mal... Olívia, você pode abrir a porta para mim, por favor?
Dentro de casa, as meninas tiraram seus sapatos e correram para a cozinha. Olívia encheu a chaleira e Érica subiu em um banquinho para pegar uma lata em que estava escrito “Bolo”.
- Bolinhos! – disse Érica, olhando dentro da lata. – Que delícia!
A porta que separava a sala do jardim estava aberta. O aroma das ervas entrava na casa. A vovó estava sentada lá fora, esperando.
- Chá, bolo... O que está faltando? – ela disse, sorrindo.
Érica correu para fora, segurando um velho pião sonoro. Riscos e desenhos apagados indicavam que o brinquedo havia sido bastante usado.
- É a vez de quem? – perguntou a vovó.
- Minha! – respondeu Olívia, pegando o pião das mãos de Érica e puxando o pino.
As figuras pintadas dançavam em círculos cada vez mais rapidamente, até que se fundiram e transformaram-se em uma única cor cinzenta.
- Está assobiando! – Érica gritou, animada. – Vamos, vovó!
- Estão prontas? – ela perguntou. As garotas acenaram com a cabeça indicando que sim, e a vovó prosseguiu: - Eu tenho um pião que... me leva de volta no tempo – as garotas continuaram.
Todas as quartas-feiras, Olívia e Érica rodavam o pião e sua vovó lhes contava uma história sobre sua infância no Caribe. Elas achavam divertido imaginar sua avó como uma menina travessa correndo atrás das galinhas ou pegando girinos nos rios cercados de bambu. Mas, desta vez, a vovó lhes surpreendeu.
- Eu tenho um pião que... me leva para frente no tempo – ela falou.
Érica e Olívia se olharam e sua avó continuou:
- Ele me leva para o futuro, quando sou uma vovó robô com mãos de aço e braços que fazem um barulhinho quando se movem. Eu consigo andar para sempre e dar pulos tão altos que minhas sobrancelhas alcançam o céu.
- Robôs não têm sobrancelhas – disse Olívia, um pouco incerta.
- Este tem, e ele tem duas corajosas assistentes chamadas Érica e Olívia – disse a vovó.
O pai das garotas foi buscá-las às sete horas.
- A história de hoje foi sobre o que? – ele perguntou no caminho. – Ela contou da vez que pegou um enorme sapo preto? Ou foi sobre a sucuri que caiu na cabeça do vovô?
- Ela era um robô – disse Olívia. – Com braços e pernas super-rápidos.
- Mas isso não é verdade, pois seus dedos doíam tanto hoje que ela teve de pedir à Olívia que abrisse a porta da frente – disse Érica.
(...)
Fonte: Histórias para garotas. São Paulo, Ciranda Cultural, 2010. P. 112-116
a) Por que Érica e Olívia achavam divertido ouvir histórias da avó?
b) Você também gosta de ouvir histórias da infância das pessoas mais velhas? Explique sua resposta.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponible en: < http://benacazon.wordpress.com/2012/04/18/teatro-infantil-nam-nam-glu-glu/ > Acceso el: 8 sept. 2013.
¿Cuándo y dónde se realizó el evento?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto 1 para responder:
Texto 1
Liberdade sem fio
É cada vez mais comum: você está caminhando pela rua e, de repente, seu celular avisa: rede wi-fi disponível. Você tenta acessá-la, mas descobre que precisa de senha. Provavelmente, também já sacou o laptop ou smartphone ao ler o aviso “zona de wi-fi” em um aeroporto, mas caiu em uma página de pagamento. Mesmo sendo uma de nossas principais formas de relacionamento com o mundo hoje, a internet ainda não é livre e irrestrita. Ainda.
A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano — assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões onde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito. Em meados de maio, voluntários do NYC Wireless, grupo que trabalha pela internet aberta em Nova York, instalaram os primeiros roteadores do recém-lançado plano da prefeitura para conectar de vez a cidade. “Chegaremos ao ponto de abertura total do wi-fi”, diz Clotilde Perez, pesquisadora do Observatório de Tendências da USP.
“Mas ainda há um caminho a ser feito.” […]
Quando a internet aberta for difundida em todos os cantos, será reconhecida a ação de quem tira a senha do próprio wi-fi, dos ativistas que colocam internet na praça e dos planos da administração pública para ampliar a rede. “Quando se rompe com o ideal do passado de controle, fragmentação e poder sobre a informação, um novo mundo se abre”, afirma Clotilde Perez. A pesquisadora acredita que o ser humano é investigativo por natureza e, com livre acesso ao conhecimento, pode fazer de tudo. É como o menino da comunidade carente carioca que montou uma bicicleta de sucata depois de baixar na internet um tutorial feito por outro garoto na Índia. “As pessoas vão usar a internet para transformar a própria vida.”
(Adaptado de: ROSA, Guilherme; SANTOS, Priscilla. “Liberdade sem fi o”. In: Revista Galileu. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI244238-17773,00- LIBERDADE+SEM+FIO.html.>. Acesso em: 15 jan. 2011.)
A ideia central do texto que você leu é
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Analise as imagens e depois responda à questão.
Enunciado:
Identifique e descreva uma diferença e uma semelhança entre as salas de aula do passado e a sua realidade escolar.