Uma barra fina deste metal
Certo metal possui um coeficiente de dilatação linear (I) Uma barra fina deste metal, de comprimento L0 sofre uma dilatação para uma dada variação de temperatura . Para uma chapa quadrada fina de lado L0 e para um cubo também de lado L0 desse mesmo metal, se a variação de temperatura for duas vezes a variação de temperatura, o número de vezes que aumentou a variação da área e do volume, da chapa e do cubo, respectivamente, é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto para a questão. A Dança dos Ossos [...] A lua batia de chapa na areia branca do meio da estrada. Enquanto eu estou esporeando com toda a força a barriga do burro, salta lá, no meio do caminho, uma cambada de ossinhos brancos, pulando, esbarrando uns nos outros, e estalando numa toada certa, como gente que está dançando ao toque de viola. Depois, de todos os lados, vieram vindo outros ossos maiores, saltando e dançando da mesma maneira. Por fim de contas, veio vindo lá, de dentro da sepultura, uma caveira branca como papel, e com os olhos de fogo; e dando pulos como sapo, foi-se chegando para o meio da roda. [...] Eu bem queria fugir, mas não podia; meu corpo estava como estátua, meus olhos estavam pregados naquela dança dos ossos [...] Ah! meu amo!... Eu não sei o que era feito de mim!... Eu estava sem fôlego, com a boca aberta querendo gritar e sem poder, com os cabelos espetados; meu coração não batia, meus olhos não pestanejavam. O meu burro mesmo estava a tremer e encolhia-se todo, como quem queria sumir-se debaixo da terra. Oh! se eu pudesse... fugir naquela hora, eu fugia ainda que tivesse de entrar pela goela de uma sucuri adentro. GUIMARÃES, Bernardo. A Dança dos Ossos.
Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000038.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019. (Adaptado.) Glossário
Esporear: picar com as esporas.
Enunciado:
Os termos “enquanto”, “depois” e “por fim”, destacados no 1º parágrafo do texto, contribuem para a progressão temática e revelam:
- Física | F. Circuitos Elétricos
No circuito elétrico a seguir, considere o gerador com E= 10 V e r = 1 ohm
Analise as afirmativas a seguir.
(1) A corrente elétrica no circuito vale 2 A.
(3) A potência dissipada pelo resistor de 10 ohm é de 10 W.
(5) O rendimento do gerador é de 80 %.
(7)A diferença de potencial entre os pontos A e B vale 8V.
A soma dos números entre parênteses que corresponde às proposições CORRETAS é igual a
- Matemática | 14.4 Cilindro
Um piscicultor cria uma espécie de peixe em um tanque cilíndrico. Devido às características dessa espécie, o tanque deve ter, exatamente, 2 metros de profundidade e ser dimensionado de forma a comportar 5 peixes para cada metro cúbico de água. Atualmente, o tanque comporta um total de 750 peixes. O piscicultor deseja aumentar a capacidade do tanque para que ele comporte 900 peixes, mas sem alterar a sua profundidade. Considere 3 como aproximação para π.
O aumento da medida do raio do tanque, em metro, deve ser de
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
FUVEST 2007 1ª FASE) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como consequência imediata do fechamento dos estômatos,
I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.
II. a planta deixa de absorver a luz.
III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas.
IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UPE) Como era a higiene no Palácio de Versalhes no século XVII?
Na época, os cuidados com a limpeza eram precários na Europa. Até mesmo o Palácio de Versalhes tinha a fama de ser imundo e habitado por moradores que não tinham higiene. Sem saneamento básico, a população vivia em meio à sujeira e a roedores. Essa condição também foi uma das causadoras da pandemia de peste bubônica, ou peste negra, como ficou conhecida. Anteriormente, a doença, transmitida pela picada de pulga, dizimou um terço da população europeia, entre a realeza e a plebe, no século XIV. Antes considerada um castigo de Deus, a peste trouxe o conceito de higiene pessoal ao mundo e, a passos lentos, mudou hábitos até chegar às pessoas limpas e cheirosas que conhecemos hoje.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/como-era-a-higiene-no-palacio-de-versalhes-no-seculo-17/ (Adaptado)
Considerando o que foi exposto no texto em relação à Europa no passado e comparando-se à realidade atual das políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.