Texto base: A imagem a seguir ilustra dois mecanismos de entrada de nutrientes na célula.
Disponível em: <http://goo.gl/IZctvT>. Acesso em: 10 nov. 2015. (Adaptado)
Enunciado:
a) Identifique a parte da célula que controla esses mecanismos.
b) Descreva os processos ilustrados.
c) Cite duas substâncias que entram na célula pelo processo de número 1.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Em uma loja de bijuterias, Mariana comprou 5 anéis e um colar. O colar custou R$ 12,80 e o total pago por Mariana na sua compra foi R$ 29,30. Se o preço de cada anel é x reais, então uma equação que permite calcular corretamente o valor de x é:
- Geografia - Fundamental | 07. Oceania
Leia o texto. A Austrália e a Nova Zelândia foram consideradas recentemente, como referência e modelo de desenvolvimento econômico alternativo para as nações emergentes como Brasil e outros países. Distante das áreas sob influência imediata das grandes potências mundiais, a Austrália e a Nova Zelândia desenvolveram-se de modo sustentável sobre seus territórios de aproximadamente 8 milhões de km², ocupados por quase 23 milhões de habitantes, em 2007
Aponte os fatores que possibilitaram a Austrália e a Nova Zelândia serem referência como modelo de desenvolvimento para países em desenvolvimento.
- Biologia | 09. Botânica
(Ufla) Qual das estruturas a seguir pode secretar óleos essências , taninos, compostos fenólicos ou outras substâncias utilizadas para a defesa da planta?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o seguinte texto.
A herança indígena
Apesar de tudo, o índio está conosco, em nossa cultura nacional. Graças ao fenômeno da tupinização é visível por toda parte.
Na construção da casa do caboclo, no que ele planta e colhe, em como ele caça e pesca, aprecia a música, a dança, as longas conversas que entabula, sentado sobre os calcanhares. Nas muitas centenas de palavras indígenas, perfeitamente acomodadas ao português falado no Brasil, a exemplo de biboca, caipira, carioca, cumbuca, jacaré, jururu, moqueca, peteca, pururu.
Nos sonoros nomes indígenas, presentes nas certidões de nascimento brasileiras: Araci, Jandira, Jurema, Jurandir, Ibiapaba, Inhaúma, Jaceguai, Maricá, Sinimbu.
Plantas e animais continuam sendo designados conforme o faziam os mateiros e caçadores selvagens: ananás, buriti, caju, carnaúba, cipó, ipê, imbuia, pitanga, pitomba. E araponga, capivara, sabiá, sagui, sucuri.
Olha para o mapa é reparar na abundância de lugares aos quais os índios deram nome: Acarí, Anhangabaú, Ceará, Corumbá, Cataguases, Cuiabá, Curitiba, Garanhuns, Goiás, Guaíba, Paranapanema e centenas de outros.
(...)
DONATO, Hernâni. História dos usos e costumes do Brasil: 500 anos de vida cotidiana. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005. p. 54-55. (fragmento)
Aproveitando as informações do texto e utilizando seus conhecimentos a respeito do assunto, escreva um texto mostrando como a herança indígena está incorporada à sua própria vida. Em seu texto, cite costumes e/ou palavras que, fazendo parte de seu cotidiano, provam que a cultura indígena não perdeu na história
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Leia o bilhete que o Paulinho deixou para sua mãe.
Mamãe,
Simto muito pela comfusão que eu causei! Não tinha intemção de te deixar triste.
Temte esquecer o que acomteceu!
Peço desculpas e quero dizer que senpre te amarei.
Um beijo gramde,
Paulinho
Observe que Paulinho comete alguns erros ao escrever o seu bilhete. O que o Paulinho precisa aprender para não cometer mais esses erros?