Duas barras metálicas, X e Y mesmo comprimento (I) em temperatura ambiente T0 são aquecidas uniformemente até uma temperatura T.Os materiais das barras têm coeficientes de dilatação linear, respectivamente:
Os quai são positivos e podem ser considerados constantes no intervalo de temperatura.
Na figura abaixo, a reta tracejada X representa o acréscimo relativo no comprimento da barra x em função da variação da temperatura.
Sabendo que:
Assinale a alternativa que indica a reta que melhor representa o acréscimo no comprimento da barra em função da variação da temperatura.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o conto abaixo:
Conto de mistério
Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.
Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:
Siga-me! – foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal-iluminado e ele – a uma distância de uns dez a doze passos – entrou também.
Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente.
Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer. Não hesitou – porém – quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: "É este".
O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois virou-se para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.
Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço. O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:
—Julieta! Ó Julieta... consegui.
A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.
Stanislaw Ponte Preta. “Conto de mistério”. In: Dois amigos e um chato. 25. ed. São Paulo: Moderna, 1986. p. 65-6.
O humor do conto está:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UEFS)
Ca (OH)2 (aq) + SO2(g) → CaSO3 (aq) + H2O (l)
O dióxido de enxofre, SO2(g), é um poluente atmosférico proveniente, principalmente, do uso de combustíveis fósseis na obtenção de energia. A eliminação total desse poluente não é possível, entretanto pode-se utilizar uma suspensão de hidróxido de cálcio, Ca (OH)2(aq), para reduzir as emissões do SO2(g) no ambiente, de acordo com a reação representada pela equação química.
Considerando-se essas informações e as propriedades das substâncias químicas envolvidas na redução do poluente atmosférico, é correto afirmar:
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UEL) As vitaminas são usualmente classificadas em dois grupos, com base em sua solubilidade, o que, para alguns graus determina sua estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento no tecidos.
MAHAN, L. K. & ESCOTT-STUMP, S. “Alimentos, nutrição e dietoterapia”. 9.ed. São Paulo: Roca, 1998. p. 78.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(EEAR) Um buffet foi contratado para servir 100 convidados em um evento. Dentre os itens do cardápio constava água a 10°C. Sabendo que o buffet tinha em seu estoque 30 litros de água a 25°C determine a quantidade de gelo, em quilogramas, a 0°C necessário para obter água à temperatura de 10°C.
Considere que a água e o gelo estão em um sistema isolado.
Dados:
densidade da água= 1 g/cm3
calor específico da água = 1 cal/g°C
calor de fusão do gelo = 80 cal/g°C
calor específico do gelo = 0,5 cal/g°C
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UDESC) Um carro de bombeiros transita a 90 km/h, com a sirene ligada, em uma rua reta e plana. A sirene emite um som de 630 Hz. Uma pessoa parada na calçada da rua, esperando para atravessar pela faixa de pedestre, escuta o som da sirene e observa o carro de bombeiros se aproximando.
Nesta situação, a frequência do som ouvido pela pessoa é igual a: