La ciudad suele estar dividida en partes que componen su estructura. Observa las imágenes y cita 3(tres) características de cada una de las partes de la ciudad.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
TEXTO
[80] Após críticas e consulta pública sobre reforma,
MEC apresenta proposta para Novo Ensino Médio.
Escolas sem infraestrutura, falta de formação
adequada dos professores e diminuição da carga
horária de disciplinas tradicionais estavam entre
[85] as críticas ao modelo em vigor há dois anos.
O ministro da Educação, Camilo Santana,
apresentou nesta terça-feira (24) para o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva as diretrizes
para o Novo Ensino Médio. A entrega do
[90] documento é a mais recente etapa na tentativa
de ajustes na reforma que mudou a grade
curricular e oferta de disciplinas optativas em
todas as escolas do país. (...)
O novo modelo de Ensino Médio está em
[95] vigor há dois anos em todas as escolas do país,
mas tem sido alvo de críticas. Alguns grupos
defendem a sua revogação completa enquanto
outros pedem apenas ajustes. Diante da pressão,
o MEC abriu uma consulta pública com
[100] representantes de diversas entidades para chegar
a uma proposta, apresentada agora.
Escolas sem infraestrutura (salas de aula
em número insuficiente, por exemplo), falta de
formação adequada dos professores e diminuição
[105] da carga horária de disciplinas tradicionais são
alguns dos pontos que, segundo os críticos,
podem ampliar ainda mais a desigualdade no
acesso ao ensino superior entre os alunos da rede
pública e os da rede particular. (...)
[110] De acordo com a assessoria do MEC, a
entrega das novas diretrizes ao presidente Lula
teve a participação de representantes do
Conselho Nacional de Educação (CNE); Fórum
Nacional de Educação (FNE); Fórum Nacional dos
[115] Conselho Estaduais e Distrital de Educação
(Foncede); Conselho Nacional de Secretários de
Educação (Consed) e União Brasileira dos
Estudantes Secundaristas (Ubes).
(Texto adaptado. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/.)
O texto 2 pertence ao gênero
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Marque o produto que poderia ser pago com a seguinte quantia, sem receber troco.
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
Texto base: Leia o trecho e observe o gráfico. Apesar de o fogo ser um elemento natural presente no Cerrado, o excesso devido aos incêndios acidentais e intencionais, tem colocado esse bioma em perigo. O gráfico a seguir relaciona a quantidade de chuva e de focos de incêndios no Cerrado, no Distrito Federal, em Brasília.
Queimadas ameaçam biodiversidade do Cerrado.
Disponível em: <http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2012/09/11/seca-provoca-aumento-de-queimadas-no-cerrado>. Acesso em: 28 mar. 2015.
Enunciado:
a) Explique a relação existente entre a média histórica de chuvas e o número de focos de incêndio mostrado do gráfico.
b) Cite uma característica adaptativa presente na vegetação do Cerrado que a auxilia na resistência ao fogo.
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(ACAFE) Saneamento e doenças tropicais
Trabalhar com os determinantes socioambientais da saúde, especialmente com o saneamento e o trabalho em políticas sociais de combate à pobreza, é fundamental para erradicar um conjunto de patologias denominadas doenças tropicais, alertou a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Nísia Trindade Lima, em participação na conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre doenças tropicais negligenciadas (DTNs), em Genebra.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação – Estado do Paraná, 21/04/2017.
Acerca das informações relacionadas ao tema, assinale a alternativa correta.
- Química | 4. Química Ambiental
“Se Itaipu fosse uma hidrelétrica a óleo, o Brasil teria que queimar 434 mil barris de petróleo por dia para obter o mesmo resultado. O volume de terra e rocha removido é equivalente a duas vezes o Pão de Açúcar. A altura da barragem principal equivale a um edifício de 65 andares. (...) calculei que por ali devia escoar uma catarata. O guia corrigiu a minha besteira: ‘não uma, mas quarenta cataratas do Iguaçu’.”
VENTURA, 2012, p. 121.
Inúmeras são as fontes de energia disponíveis no nosso planeta, sendo que essas fontes se dividem em dois tipos, as fontes renováveis e as não renováveis. As fontes de energias renováveis são aquelas em que sua utilização e uso podem ser mantidos e aproveitados ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento. As fontes de energia renováveis onde atualmente existe um maior desenvolvimento estão exemplificadas na tabela abaixo:
De acordo com a tabela e com seus conhecimentos a respeito de combustíveis e energia, está CORRETO o que se afirma em: