Existem diferentes tipos de autoridades políticas e de formas de exercer o poder. Atualmente, muitos países são democráticos, ou seja, não punem seus habitantes porque eles expressam suas ideias, mesmo que sejam opiniões diferentes das opiniões dos seus dirigentes políticos. Mas nem sempre foi assim. No mundo antigo as relações de poder eram outras.
No Egito Antigo,
Questões relacionadas
- Filosofia | 3. Medieval
O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.
ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY. C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto. 2003.
No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Funcionamento de uma folha artificial
As folhas artificiais estão entre as tecnologias mais promissoras para um mundo mais limpo, pois podem tanto capturar o dióxido de carbono da atmosfera quanto transformá-lo em combustíveis limpos, além de gerar energia sob outras formas.
Essas folhas biomiméticas convertem o dióxido de carbono em combustível e decompõem a água em oxigênio e hidrogênio, tudo isso usando energia solar. Os dois processos ocorrem simultaneamente, mas um de cada lado de uma célula fotovoltaica: o oxigênio é produzido no lado “positivo” da célula e o combustível é produzido no lado “negativo”.
(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)
Comparando o processo de fotossíntese natural com o executado pelas folhas artificiais, constata-se que ambos
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão. 08/09/2009 - 06h16 CRISE LEVA BRASILEIRO A VIVER NA RUA HÁ NOVE MESES NO JAPÃO da BBC Brasil Um pequeno televisor e um micro-ondas antigo se destacam em meio a um amontoado de roupas, acolchoados e utensílios domésticos. Eles estão cuidadosamente guardados e há meses não são usados. Mas César Kazutoshi Sogabe, de 52 anos, tem esperanças de voltar a utilizá-los um dia, quando finalmente deixar de morar na rua. O brasileiro vive num abrigo improvisado debaixo da marquise de um conjunto habitacional na cidade de Nagoya, na província de Aichi. Ele vive lá há pouco mais de duas semanas, mas já está sem teto desde novembro do ano passado, quando perdeu o emprego numa empresa de reciclagem de lixo. O brasileiro foi obrigado a deixar o apartamento que dividia com um colega. Sem dinheiro, ele foi morar no estacionamento de um supermercado, dentro de um pequeno carro emprestado de um amigo. No final de julho, esse amigo, também desempregado, teve de se desfazer do veículo e Sogabe procurou abrigo no conjunto habitacional. Lá também vivem dois sem-teto japoneses. O imigrante, que deixou a capital paulista em 1992 para ir ao Japão, passa os dias à procura de emprego. (...) Para comer, o brasileiro conta com a boa vontade das pessoas, que lhe dão alimentos. "E lavo roupa e tomo banho todo dia no banheiro da praça", conta ele, que faz alguns bicos lavando carros para conseguir alguns trocados. (...) Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u620678.shtml> Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
O brasileiro César Sogabe pode ser chamado de sem-teto? Justifique sua resposta.
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Um supermercado conta com cinco caixas disponíveis para pagamento. Foram instaladas telas que apresentam o tempo médio gasto por cada caixa para iniciar e finalizar o atendimento de cada cliente, e o número de pessoas presentes na fila de cada caixa em tempo real. Um cliente, na hora de passar sua compra, sabendo que cada um dos cinco caixas iniciará um novo atendimento naquele momento, pretende gastar o menor tempo possível de espera na fila. Ele observa que as telas apresentam as informações a seguir:
- Caixa I: atendimento 12 minutos, 5 pessoas na fila.
- Caixa II: atendimento 6 minutos, 9 pessoas na fila.
- Caixa III: atendimento 5 minutos, 6 pessoas na fila.
- Caixa IV: atendimento 15 minutos, 2 pessoas na fila.
- Caixa V: atendimento 9 minutos, 3 pessoas na fila.
Para alcançar seu objetivo, o cliente deverá escolher o caixa:
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Leia o trecho de uma notícia sobre uma obra do artista André Saraiva, feita em Portugal, na cidade de Lisboa.
Mural de azulejos de André Saraiva junto ao jardim Botto Machado
O artista de origem portuguesa [...] é o autor de um vasto número de obras expostas em vários museus e galerias de arte contemporânea do mundo [...].
O Jardim Botto Machado em Lisboa, localizado junto à Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara, foi o local escolhido para receber o mural de azulejos pintados à mão pelo artista [...].O painel foi fabricado pela Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, seguindo técnicas e métodos de produção artesanais, e pintado à mão pelo artista também naquele espaço, resultando numa peça única composta por 52 738 azulejos. O desenho de André Saraiva no mural propõe uma “reinterpretação” da cidade de Lisboa, representada através das cores e do desenho que caracterizam o trabalho do artista. [...]
Disponível em: www.mude.pt/noticias/mural-de-azulejos-de-andre-saraiva-junto-ao-jardim-botto-machado_55.
Acesso em: 12 fev. 2019.
Como se lê o número que representa a quantidade de azulejos que compõe o mural feito por André Saraiva?