Lee este correo electrónico y luego contesta a la cuestión
Disponible en: http://labolsadelmercader.wordpress.com/2012/01/09/el-paraiso-humor/. Acceso: 4 abr. 2012.
Una dirección que aparece en el e-mail es: [email protected].
¿A qué país pertenece?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Um motoqueiro resolveu sair de férias e planejou a rota a seguir, que está representada no mapa. Sairá de Maceió, passará por Petrolina, percorrendo 698 km e, em seguida, sairá de Petrolina com destino final em Salvador, percorrendo mais 513 km. Devido à grande distância, ele dormirá em uma cidade localizada exatamente no ponto C.
Arquivos do autor
Sabendo que PC = PB + 22 km, a distância percorrida pelo motoqueiro até o local de descanso é de
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
Materiais necessários
- “Modelo” de um trabalho interativo, criado pelo professor, para trabalho em sala.
- Materiais necessários para confecção de placas de sinalização com: cartolinas, pincel atômico, fita adesiva e etc.
- Materiais necessários aos grupos para a realização do trabalho de instalação interativa de cada um: tecidos, barbante, pedras, pedaços de papelão, pedaços de madeira, mobiliário da escola, corda, e outros, que os próprios alunos também podem providenciar.
- Outros materiais como tesoura, martelo, cola quente, máquina e refil, cola branca, fitas adesivas, alfinetes e etc.
- Reserva dos locais na escola com antecedência.
Procedimentos
1. Os alunos já tiveram contato com obras e artistas que fazem trabalhos interativos. Solicitar que os alunos façam mais pesquisas sobre instalações que utilizam materiais que permitem a interação do público com a obra.
2. Peça aos alunos que durante a pesquisa, pensem em como poderiam, utilizando materiais disponíveis na natureza ou em suas casas e na escola, montar uma instalação onde o público pudesse estar em contato direto com os materiais utilizados por eles.
3. Faça com antecedência uma montagem com a releitura de uma das obras de Lygia Clark, sugeridas em anexo, para que na aula de discussão sobre a montagem dos trabalhos, os alunos possam vivenciar uma obra interativa.
4. Prepare a escola para receber a exposição de seus alunos. Organize um espaço satisfatório ou vários locais onde os grupos poderão montar seus trabalhos. Ajude-os a sinalizar os locais e montar um “mapa” de visitação para orientação dos visitantes.
5. Lembrar aos alunos que a instalação deve provocar no público a vontade de interagir com a obra e que, portanto deve ser bem planejada e bem feita.
6. Orientar os alunos na produção dos trabalhos, escutando-os e providenciando outros materiais que precisarem.
7. Providenciar durante a semana que antecede esta aula, convites para os pais, os professores, os técnicos administrativos, os alunos e outros da comunidade escolar, de comparecimento à abertura da exposição durante o horário da aula de artes.
8. Pedir para os alunos observarem as reações dos visitantes e guardarem em suas memórias os comentários e procedimentos dos visitantes. Se possível, filme partes das visitações para que todos possam ver como foi a reação do público.
9. Avaliar com os alunos o processo de desenvolvimento da atividade, desde as pesquisas até a instalação, permitindo que os alunos relatem sobre o que aprenderam, o que vivenciaram na montagem coletiva e durante a apresentação da instalação.
10. Verificar se os alunos conseguiram com esta experiência, perceber o que vem a ser arte interativa, discutindo com os alunos sobre a duração da instalação e a dinâmica que as formas foram sendo articuladas pelos expectadores durante exposição.
Obras de Lygia Clark como sugestão em anexo.
Bichos – Lygia Clark – Disponível em: <http://andancasedevaneios.com/2014/09/15/sabado-cultural-exposicao-artevida-feira-da-praca-xv-ocupacao-zuzu-angel/>. Acesso em 24 jan. 2016.
Superfície modulada nº 9 – Lygia Clark – Disponível em: <http://gabineted.blogspot.com.br/2014/05/lygia-clark-o-abandono-da-arte-1948-1988.html>. Acesso em 24 jan. 2016.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Uma bola de gude de raio r e uma bola de basquete de raio R são lançadas contra uma parede com velocidade horizontal v e com seus centros a uma altura h. A bola de gude e a bola de basquete estão na iminência de contato entre si, assim como ambas contra a parede.
Desprezando a duração de todas as colisões e quaisquer perdas de energia, calcule o deslocamento horizontal ΔS da bolinha de gude ao atingir o solo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Texto base:
Uma entrevista estrutura-se em torno de perguntas e respostas. Sobre a entrevista apresentada:
Enunciado:
a) Quem é o entrevistado? Quem é o entrevistador?
b) A entrevista concentra-se na pessoa do entrevistado ou em um assunto específico? Justifique.
- Geografia | 7. Geopolítica
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma série de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos americanos da ameaça representada pelo terrorismo internacional.
Entre as medidas adotadas pelo governo norte-americano estão: