- Apresente para os alunos imagens da obra Vocabulário, de 1989, do artista argentino Leon Ferrari. Faça um debate breve com as impressões dos alunos e aponte para a não literalidade da obra, sobre a poesia das linhas e seus possíveis significados. Se quiser, apresente outras imagens deste ou de outros artistas para a inspiração.
- Peça para que cada aluno monte um alfabeto imaginário, pensado a partir das linhas.
- Depois de prontos os trabalhos devem ser afixados nas folhas maiores, centralizado, para uma exposição.
- Façam uma roda de conversas. Pode haver uma pequena brincadeira de adivinhar os significados das formas, como também vemos nos caracteres orientais.
Obra sugerida:
León Ferrari, Vocabulario, do livro do artista Imagens. 1989. Nanquim sobre papel. Disponível em: < http://66.media.tumblr.com/tumblr_lhdut1oxsa1qct9kxo1_r1_1280.jpg> , acesso 28 nov. 2016.
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- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(FAC - ALBERT EINSTEIN) Seres humanos e bactérias têm um longo histórico de interações. Ancestralmente, uma relação conflituosa de parasitismo, com bactérias invadindo e interferindo no equilíbrio dinâmico da fisiologia humana e sendo responsáveis por um grande número de infecções e enfermidades. Mais tarde, como organismos fermentadores, cuja ação as tornou interessantes aliadas na fabricação de vinagres e laticínios e, mais recentemente ainda, em técnicas de biotecnologia. Ecologicamente, as bactérias são imprescindíveis em processos de decomposição da matéria orgânica, no ciclo biogeoquímico do nitrogênio e na produção de glicose e o oxigênio molecular. (...)
(Scientific American Brasil, ano II – nº 14, 'A mais recente rede social')
Após a leitura do texto, um estudante do ensino médio fez as afirmações a seguir. Assinale a INCORRETA.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
O texto a seguir informa sobre o canto da cigarra. Leia-o e resolva a questão.
- TEXTO I
COMO FUNCIONA
O CANTO DA CIGARRA
Nas tardes mais quentes da primavera, quem passeia perto de árvores não ignora a sinfonia das cigarras. O som estridente é emitido pelos machos, que têm o aparelho estridulário localizado na primeira parte do abdômen.
Mais conhecido pela forma alada, o inseto passa a maior parte da vida debaixo da terra e só sai de lá para se reproduzir.
As cigarras cantam o dia inteiro, mas os sons são mais evidentes ao entardecer.
Como funciona o canto da cigarra. Jornal Estado de Minas. Gurilândia. 28 de ago. de 2007. Adaptação.
Leia, a seguir, a passagem do texto “Como funciona o canto da cigarra”.
“Nas tardes mais quentes da primavera, quem passeia perto de árvores não ignora a sinfonia das cigarras. O som estridente é emitido pelos machos, que têm o aparelho estridulário localizado na primeira parte do abdômen.”
As palavras sublinhadas nessa passagem
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Hoje, tão importante quanto cuidar de uma casa é o cuidado com tanques e outros componentes que retenham água. Uma empresa foi chamada para fazer a limpeza e o controle de um pequeno tanque artesanal. A água do tanque foi tratada colocando-se o cloreto de sódio, dentre outros componentes. Para isso, mediu-se a concentração da salinidade da água em função do cloreto de sódio, encontrando-se o valor de 2,92 g/L em 0,03m ³ de água do tanque. Adicionou-se 6 dm³ de uma solução 0,7M ao volume contido no tanque. Qual a concentração final utilizada em quantidade de matéria e em g/L, respectivamente, de cloreto de sódio neste tanque?
Dados: Na = 23; Cℓ = 35,5
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
O ARRASTÃO
[1] Estarrecedor, nefando, inominável, infame. Gasto logo os adjetivos porque eles fracassam em
dizer o sentimento que os fatos impõem. Uma trabalhadora brasileira, descendente de escravos,
como tantos, que cuida de quatro filhos e quatro sobrinhos, que parte para o trabalho às quatro
e meia das manhãs de todas as semanas, que administra com o marido um ganho de mil e
[5] seiscentos reais, que paga pontualmente seus carnês, como milhões de trabalhadores brasileiros,
é baleada em circunstâncias não esclarecidas no Morro da Congonha e, levada como carga no
porta-malas de um carro policial a pretexto de ser atendida, é arrastada à morte, a céu aberto,
pelo asfalto do Rio.
Não vou me deter nas versões apresentadas pelos advogados dos policiais. Todas as vozes
[10] terão que ser ouvidas, e com muita atenção à voz daqueles que nunca são ouvidos. Mas, antes
das versões, o fato é que esse porta-malas, ao se abrir fora do script, escancarou um real que
está acostumado a existir na sombra.
O marido de Cláudia Silva Ferreira disse que, se o porta-malas não se abrisse como abriu (por
obra do acaso, dos deuses, do diabo), esse seria apenas "mais um caso". Ele está dizendo:
[15] seria uma morte anônima, aplainada1 pela surdez da praxe2, pela invisibilidade, uma morte não
questionada, como tantas outras.
É uma imagem verdadeiramente surreal, não porque esteja for a da realidade, mas porque
destampa, por um "acaso objetivo" (a expressão era usada pelos surrealistas3), uma cena
recalcada4 da consciência nacional, com tudo o que tem de violência naturalizada e corriqueira,
[20] Tratamento degradante dado aos pobres, estupidez elevada ao cúmulo, ignorância bruta
transformada em trapalhada transcendental5, além de um índice grotesco de métodos de
camuflagem e desaparição de pessoas. Pois assim como Amarildo6 é aquele que desapareceu
das vistas, e não faz muito tempo, Cláudia é aquela que subitamente salta à vista, e ambos
soam, queira-se ou não, como o verso e o reverso do mesmo.
[25] O acaso da queda de Cláudia dá a ver algo do que não pudemos ver no caso do desaparecimento
de Amarildo. A sua passagem meteórica pela tela é um desfile do carnaval de horror que
escondemos. Aquele carro é o carro alegórico de um Brasil, de um certo Brasil que temos que
lutar para que não se transforme no carro alegórico do Brasil.
José Miguel Wisnik Adaptado de oglobo.globo.com, 22/03/2014.
Todas as vozes terão que ser ouvidas, e com muita atenção à voz daqueles que nunca são. (l. 9-10)
Esta frase contém um ponto de vista que se baseia na pressuposição da existência de:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UEFS) Em uma experiência de laboratório, um objeto real foi colocado a 10,0 cm de uma lente delgada convergente. Sabendo-se que a distância focal da lente é igual a 20,0 cm, a imagem formada será