Explicaê

01

Material Necessário

 

  • Data show completo com acesso à internet ou o DVD com o show de Marisa Monte Verdade Uma Ilusão.
  • Reportagem sobre o show Verdade Uma Ilusão da cantora Marisa Monte. Disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
  • Vídeo do youtube mostrando tecnologia usada no show de Marisa Monte. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n1ZDNC0um6g> e <https://www.youtube.com/watch?v=7FED-bWqRCs>. Acesso em 27 dez. 2015. Também pode ser visualizado no DVD do show da cantora.
  • Uso de computadores no laboratório de informática para criação dos vídeos dos grupos, se possível.

     

   

Procedimento  

1 º.Marque com antecedência o laboratório de informática para o trabalho que você vai realizar com os alunos. Se não for possível, providencie um aparelho de TV e DVD com o show para que os alunos possam observar os efeitos que foram inseridos no telão da apresentação.  

   

2 º.Hoje você trabalhará com os alunos como os músicos, atualmente, estão cada vez mais ligados às artes plásticas para a “ilustração” de seus shows e videoclipes. Marisa Monte, uma cantora contemporânea, utiliza em seu show, uma concepção audiovisual que interage música e artes plásticas, lançando uma nova tendência.  

“O maior encanto de    Verdade Uma Ilusão – requintado show estreado por Marisa Monte no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), neste primeiro fim de semana de junho de 2012 - reside na concepção audiovisual do espetáculo. A interação entre música e artes plásticas resulta real, perfeita, inebriante, incomum. A beleza plástica do show é algo raro se ver na cena nacional. Quinze das 25 músicas do ágil roteiro são ilustradas com obras diversas - assinadas por artistas plásticos contemporâneos - que se ajustam às letras das canções. Projetadas nos telões em imagens que ocupam toda a dimensão do palco, tais obras dão a impressão – ilusão? – de que extrapolam os limites cênicos, envolvendo artista, músicos e plateia numa aura de sedução que reitera o excelente gosto de Marisa Monte”. Trecho retirado da reportagem disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.  

   

3 º.Passe os vídeos ou o DVD para os alunos assistirem. Peça que fiquem atentos a tudo que for falado, para título de informação e apreciação apenas, pois eles não produzirão uma projeção de imagens e sim um clipe para uma música brasileira escolhida pelo grupo. Os vídeos são apenas incentivos para o trabalho.  

   

4 º.Divida a sala em grupos e peça que escolham uma música brasileira, atual, que gostariam de apresentar. Eles podem pesquisar a música na internet e encontrar, letra, autores, intérpretes e vídeos já realizados com ela ou aproveitar os CDs que cada um já tenha em casa.  

   

5 º.Em outro momento, em grupo, deverão elaborar a maneira que gostariam de apresentar a música. Mesmo que façam um clipe usando eles mesmos como personagens, tudo deve ser filmado e transformado em um clipe para ser apresentado ao final do semestre. Dê tempo aos alunos para que eles possam receber ajuda do laboratorista de informática ou outra pessoa para a realização da atividade ou deixe que eles façam o filme nos celulares e apresentem depois, de uma forma organizada, para os outros colegas.  

   

6 º.Marque o dia para a apresentação dos clipes. Você pode convidar as outras turmas para assistir a apresentação do trabalho, se tiver aparelhagem para isso.