O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.
LACOMBE, Amélia. In: SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2015.
Considerando a linguagem utilizada pela autora dessa resenha, infere-se que esta se destina
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
CADA UM TEM SEU JEITO DE SER
Leia o poema:
Diversidade
Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano
Bem diferente
Todos são gente.
Tatiana Belinky. Diversidade. São Paulo:Quinteto Editorial,1999
Vocabulário:
Diversidade: diferença, variedade.
Branda: suave, vagarosa.
Dente de siso: o último dos dentes serve para moer e triturar os alimentos. Ele nasce geralmente entre os 17 e 21 anos de idade.
Copie do poema 2 (duas) características que você possui.
Resposta pessoal.
- Arte - Fundamental | 02. Arte na Pré-História
- Assim como os homens primitivos fixavam nas pedras seus desenhos para registrar algum acontecimento importante na sua vida, nesta atividade os alunos vão demonstrar através de desenhos algum acontecimento importante da sua vida e depois registrá-lo através de uma fotografia.
- O professor vai explicar para os alunos para pegarem o papel kraft e fazer uma bola bem apertada, amassando bem.
- Desamasse o papel kraft. Comentar com os alunos como o papel ficou com uma textura parecida com uma rocha.
- Pedir aos alunos para desenhar uma cena atual do seu dia a dia sobre o papel kraft amassado utilizando carvão mineral para este desenho.
- Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/como-fazer-arte-rupestre-varias-tecnicas/
- Depois do desenho pronto, o professor deverá colocar verniz fixador nos desenhos.
- Este desenho vai ficar parecido com os desenhos dos homens das cavernas. (Pintura rupestre)
- Depois de registrado o momento através do desenho, os alunos vão fotografar este desenho para ficar documentado suas memórias.
- Deixe os alunos tirarem as fotografias livremente, para que possam conhecer este material (máquina fotográfica)
- O professor deverá revelar as fotos no tamanho 15x21 em laboratório próprio e montar uma exposição junto com os alunos.
- Pedir aos alunos para colocar um nome na fotografia.
- Junto com os alunos, o professor deverá escolher um tema para esta exposição.
- História | 5.4 Absolutismo
(FGV-SP) São características das chamadas sociedades do Antigo Regime:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Moça Linda Bem Tratada (1922)
Moça linda bem tratada,
Três séculos de família,
Burra como uma porta:
Um amor.
Grã-fino do despudor,
Esporte, ignorância e sexo,
Burro como uma porta:
Um coió.
Mulher gordaça, filó,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência...
Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terremoto
Que a porta de pobre arromba:
Uma bomba.
Disponível em: https://www.pensador.com. Acesso em: 26 ago. 2020.
O poema escrito em 1922, por Mário de Andrade, constitui-se um retrato satírico da “alta roda” brasileira. De forma bem-humorada, elencam-se tipos caricaturais da sociedade da época.A exploração dessas caricaturas permite considerar que:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(Uefs) Diante de evidências cada vez mais claras de aquecimento global, devido às emissões antropogênicas dos gases de efeito estufa — principalmente o gás carbônico, liberado em sua maior parte pela queima de combustíveis fósseis — o Brasil se encontra na posição privilegiada ao dispor de uma matriz energética baseada num alto uso de energias renováveis. Uma alternativa particularmente relevante no país é a produção de biocombustíveis, como o bioetanol e o biodiesel, que estão sendo usados em motores internos de combustão, substituindo a gasolina e o óleo diesel minerais no setor de transportes. (LAROVERE, 2009, p.68).
Com base na geração e utilização adequada da energia para as atividades humanas e as consequências dessas ações na dinâmica dos ciclos da natureza, é possível afirmar: