A questão abaixo baseia-se na piada abaixo.
Maria perguntou ao Zé:
— Moooor, o que é leptospirose?
E Zé respondeu na lata:
— Fofa, é uma doença que ataca os usuário de lepitopi. É transmitida pela urina do mause.
Observação: A definição científica para leptospirose é: doença causada por bactérias, geralmente adquiridas pelo contato com a urina de ratos infectados.
A definição de leptospirose apresentada na piada tem o verbo no presente do indicativo porque o enunciador julga que está reproduzindo
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto a seguir e responda à(s) questão(ões).
A vida em grandes metrópoles apresenta atributos que consideramos sinônimos de progresso, como facilidades de acesso aos bens de consumo, oportunidades de trabalho, lazer, serviços, educação, saúde etc. Por outro lado, em algumas delas, devido à grandiosidade dessas cidades e aos milhões de cidadãos que ali moram, existem muito mais problemas do que benefícios. Seus habitantes sabem como são complicados o trânsito, a segurança pública, a poluição, os problemas ambientais, a habitação etc. Sem dúvida, são desafios que exigem muito esforço não só dos governantes, mas também de todas as pessoas que vivem nesses lugares. Essas cidades convivem ao mesmo tempo com a ordem e o caos, com a pobreza e a riqueza, com a beleza e a feiura. A tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza. Para que ocorra a organização, é necessária alguma ação que restabeleça a ordem. É o que acontece nas grandes cidades: despoluir um rio, melhorar a condição de vida dos seus habitantes e diminuir a violência, por exemplo, são tarefas que exigem muito trabalho e não acontecem espontaneamente. Se não houver qualquer ação nesse sentido, a tendência é que prevaleça a desorganização. Em nosso cotidiano, percebemos que é mais fácil deixarmos as coisas desorganizadas do que em ordem. A ordem tem seu preço. Portanto, percebemos que há um embate constante na manutenção da vida e do universo contra a desordem. A luta contra a desorganização é travada a cada momento por nós. Por exemplo, desde o momento da nossa concepção, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, nosso organismo vai se desenvolvendo e ficando mais complexo. Partimos de uma única célula e chegamos à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções. Entretanto, com o passar dos anos, envelhecemos e nosso corpo não consegue mais funcionar adequadamente, ocorre uma falha fatal e morremos. O que se observa na natureza é que a manutenção da ordem é fruto da ação das forças fundamentais, que, ao interagirem com a matéria, permitem que esta se organize. Desde a formação do nosso planeta, há cerca de bilhões de anos, a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor. Dessa forma, para que existamos, pagamos o preço de aumentar a desorganização do nosso planeta. Quando o Sol não puder mais fornecer essa energia, dentro de mais bilhões de anos, não existirá mais vida na Terra. Com certeza a espécie humana já terá sido extinta muito antes disso.
(Adaptado de: OLIVEIRA, A. O Caos e a Ordem. Ciência Hoje. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/o-caos-ea- ordem>. Acesso em: 10 abr. 2015.)
Leia o trecho a seguir presente no texto.
“... a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor.”
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre o fluxo unidirecional de energia e o calor dissipado na cadeia alimentar.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
El siguiente texto se refiere a la cuestione. Lee y contesta a la pregunta.
¡Hola! ¿Cómo estás?
Me llamo Eduardo y vivo en Alicante. Estoy muy contento porque vas a venir a mi casa y porque tenemos los mismos gustos. A mí también me gusta jugar al tenis y montar en bicicleta. Te mando unas fotos de mi familia y de mi casa. En la primera estoy yo con mi familia: mi hermana mayor, mi padre, mi madre y mis abuelos, que viven con nosotros. Mi abuelo es muy divertido porque cuenta historias fantásticas y le gusta jugar conmigo. Mis padres están poco en casa porque trabajan mucho. A mi madre le gusta nadar todos los días y mi padre juega al fútbol los domingos. Mi hermana es muy simpática. La segunda foto es de mi dormitorio. No es muy grande, pero tengo un ordenador nuevo. Y por último, una foto de mi jardín, que es lo que más me gusta de toda la casa. Es muy grande y tiene piscina. ¿Me puedes enviar fotos de tu familia, de tu casa y de tu colegio, por favor?
¡Hasta pronto! Eduardo.
Disponível em: . Adaptado.
Enunciado:
A Eduardo le gusta:
- Física | 4.3 Refração da Luz
Considere um feixe de luz branca incidindo em uma das faces de um prisma de vidro imerso no ar. Após atravessar o prisma, o feixe emergente exibe um conjunto de raios de luz de diversas cores.Na figura abaixo, estão representados apenas três raios correspondentes às cores azul, verde e vermelha.
A partir dessa configuração, os raios 1,2 e 3 correspondem, respectivamente, às cores:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Considere o pentágono da figura abaixo.
Ligando o vértice V por linhas retas a todos os vértices não adjacentes a V, dividimos o pentágono em vários triângulos. Com essa divisão, podemos calcular a soma das medidas de todos os ângulos internos do pentágono. Essa soma é igual a:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Comissão de Desenvolvimento Industrial
Tendo em vista a formulação de uma política industrial, em julho de 1951 Vargas criou a Comissão de Desenvolvimento Industrial (CDI), organismo pioneiro no âmbito da administração governamental subordinado ao Ministério da Fazenda. A tarefa principal da CDI era o estudo e a proposição de medidas econômicas, financeiras e administrativas ligadas à política industrial. [...] A CDI foi extinta em 1954, com o fim do governo Vargas, mas renasceu em 1956, no governo Juscelino Kubitschek, com o nome de Conselho do Desenvolvimento.
D’ARAUJO, Maria Celina. Comissão de Desenvolvimento Industrial.
Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/EleVoltou/ComissaoDI.
Acesso em: 7 abr. 2019.
O exemplo da retomada da CDI pelo governo de Juscelino Kubitschek, em 1956, revela que entre Vargas e Juscelino havia