O Pentagrama na Matemática, representado na ilustração a seguir, é uma estrela feita pela união dos pontos de um pentágono regular e cinco triângulos isósceles côngruos.
O valor do ângulo β nessa figura é:
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Próximo da Igreja dedicada a São Gonçalo nos deparamos com uma impressionante multidão que dançava ao som de suas violas. Tão logo viram o Vice- Rei, cercaram-no e o obrigaram a dançar e pular, exercício violento e pouco apropriado tanto para sua idade quanto posição. Tivemos nós mesmos que entrar na dança, por bem ou por mal, e não deixou de ser interessante ver numa igreja padres, mulheres, frades, cavalheiros e escravos a dançar e pular misturados, e a gritar a plenos pulmões “Viva São Gonçalo do Amarante”.
Barbinais, Le Gentil. Noveau Voyage autour du monde. Apud: TINHORÃO, J. R.
As festas no Brasil Colonial. São Paulo: Ed. 34, 2000 (adaptado).
O viajante francês, ao descrever suas impressões sobre uma festa ocorrida em Salvador, em 1717, demonstra dificuldade em entendê-la, porque, como outras manifestações religiosas do período colonial, ela
- Biologia
(Uefs) O gráfico registra a variação térmica relacionada ao comportamento da mariposa, desenvolvido como estratégia para o voo.
Considerando a importância da temperatura, na dinâmica da atividade muscular na locomoção desses insetos, uma interpretação correta é
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
(FUVEST 2009 1ª FASE) Os comprimentos dos lados de um triângulo ABC formam uma PA. Sabendo-se também que o perímetro de ABC vale 15 e que o ângulo  mede 120°, então o produto dos comprimentos dos lados é igual a:
- Matemática | 15.2 Reta
(FUVEST) Considere o triângulo ABC no plano cartesiano com vértices A = (0,0), B = (3,4) e C = (8,0). O retângulo MNPQ tem os vértices M e N sobre o eixo das abscissas, o vértice Q sobre o lado AB e o vértice P sobre o lado BC. Dentre todos os retângulos construídos desse modo, o que tem área máxima é aquele em que o ponto P é:
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
No turno da manhã de uma escola, foi feita uma enquete sobre o Horário de Verão, entre os alunos do Ensino Fundamental II. O registro do resultado da enquete está no gráfico:
Sabendo que 90 alunos não responderam a enquete.
Escolhendo um aluno de forma aleatória, na escola no turno da manhã, determine a probabilidade, em forma de porcentagem,
A) de um aluno ter respondido que o horário de verão é ruim.
B) de um aluno ter respondido que o horário de verão é excelente.