Leia as informações sobre alguns dos clubes de futebol que possuem as maiores torcidas do Brasil apresentadas a seguir.
a) Construa um gráfico com o número de campeonatos brasileiros ganhos por cada time.
b) Qual destes times ganhou mais campeonatos brasileiros?
c) Leia a afirmativa:
São Paulo e Corinthians juntos venceram mais campeonatos brasileiros que os outros 4 times juntos.
É verdadeira essa afirmativa? Comprove sua resposta com cálculos.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que escrevam outras palavras utilizando a palavra ÉTICA, procurando escolher palavras que se relacionem a ela.
1.2. Peça aos alunos que façam uma ilustração para a palavra ÉTICA, no quadro ao lado dela, mostrando uma ação que traduz a ideia de ética.
1.3. Professor, coloque o trabalho dos alunos no mural para apreciação de todos.
E
T
I
C
A
2. Segundo passo
2.1. Professor, reflita com a turma a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que observem a tirinha:
a) Registrem as palavras ou expressões que não estão de acordo com um empreendedor social.
b) Escrevam uma frase utilizando as palavras que estão de acordo com um empreendedor social.
Disponível em: <http://dc.rbsdirect.com.br/imagesrc/23090365.jpg?w=660>. Acesso em: 24 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, explique aos alunos que empreendedorismo social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.
3.2. Conte para os alunos que “A Caslu”, liderada por Fernanda Gentil atua em algumas épocas festivas do ano (Dia das Crianças, Natal... A cada ação fazemos novas camisas e ajudamos uma nova instituição. Um princípio básico da Caslu: não doamos dinheiro. O dinheiro arrecadado com a venda das camisas é sempre revertido em benefícios pré-definidos e detalhados a cada campanha.
3.3. Assista e comente com os alunos o vídeo “Fernanda Gentil fala sobre o projeto Caslu”, disponível no site:
https://globoplay.globo.com/v/3495744/
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Catálogo Submarino. Ano 7, n.o 37, mai. 2009, p. 75 (adaptado)
Considerando a propaganda e a função da linguagem que, predominantemente, encontra-se nesse gênero textual, observa-se que está presente a função:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
“O Plenário da Câmara aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à reforma agrária e a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores”.
(“Aprovada PEC do trabalho escravo”. Notícias online no sítio da Comissão Pastoral da Terra. Disponível em http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/49-trabalhoescravo/1099-aprovada-pec-do-trabalho-escravo. Acessado em 04/08/2012.)
Embora o Brasil esteja plenamente inserido na era da denominada sociedade digital e do consumo, e a população tenha conquistado algumas garantias para o exercício de sua cidadania, o país ainda enfrenta relações de exploração de trabalho análogas às do período da escravidão. Sobre o trabalho escravo no Brasil, pode-se afirmar que:
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
V – O samba
À direita do terreiro, adumbra-se* na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
(...)
É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.
Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar- se.
Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das raparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco. (...)
José de Alencar, Til.
(*) “adumbra-se” = delineia-se, esboça-se.
(FUVEST 2013 1° FASE) Na composição do texto, foram usados, reiteradamente,
I. sujeitos pospostos;
II. termos que intensificam a ideia de movimento;
III. verbos no presente histórico.
Está correto o que se indica em
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
O anúncio luminoso de um edifício em frente, acendendo e apagando, dava banhos intermitentes de sangue na pele de seu braço repousado, e de sua face. Ela estava sentada junto à janela e havia luar; e nos intervalos desse banho vermelho ela era toda pálida e suave.
Na roda havia um homem muito inteligente que falava muito; havia seu marido, todo bovino; um pintor louro e nervoso; uma senhora recentemente desquitada, e eu. Para que recensear a roda que falava de política e de pintura? Ela não dava atenção a ninguém. Quieta, às vezes sorrindo quando alguém lhe dirigia a palavra, ela apenas mirava o próprio braço, atenta à mudança da cor. Senti que ela fruía nisso um prazer silencioso e longo. “Muito!”, disse quando alguém lhe perguntou se gostara de um certo quadro – e disse mais algumas palavras; mas mudou um pouco a posição do braço e continuou a se mirar, interessada em si mesma, com um ar sonhador.
Rubem Braga, “A mulher que ia navegar”.
(FUVEST 2007 1ª FASE) O termo sublinhado no trecho “Senti que ela fruía nisso um prazer silencioso e longo” refere-se, no texto,