Em 1808, a corte portuguesa chegou ao Brasil após cerca de 50 dias de travessia pelo Atlântico. A partir de então, o Brasil passou por uma série de transformações que o direcionou para a independência. Assinale a alternativa que explica o que mudou para a elite brasileira nesse novo contexto.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/. Acesso em: 24 out. 2017.
Os papéis desempenhados pelas conjunções com o auxílio dos verbos na tirinha acima são de, respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A bem dizer, sou Ponciano de Azeredo Furtado, coronel de patente, do que tenho honra e faço alarde. Herdei do meu avô Simeão terras de muitas medidas, gado do mais gordo, pasto do mais fino. Leio no corrente da vista e até uns latins arranhei em tempos verdes da infância, com uns padres-mestres a dez tostões por mês. Digo, modéstia de lado, que já discuti e joguei no assoalho do Foro mais de um doutor formado. Mas disso não faço glória, pois sou sujeito lavado de vaidade, mimoso no trato, de palavra educada. Trato as partes no macio, em jeito de moça. Se não recebo cortesia de igual porte, abro o peito:
— Seu filho de égua, que pensa que é?
(...)
Meus dias no Sossego findaram quando fui pegado em delito de sem-vergonhismo em campo de pitangueiras. A pardavasquinha dessa intimidade de mato ganhou dúzia e meia de bolos e eu recriminação de fazer um frade de pedra verter lágrima. Simeão, sujeito severoso, veio do Sobradinho aquilatar o grau de safadeza do neto. Levei solavanco de orelha, fui comparado aos cachorros dos currais e por dois dias bem contados fiquei em galé de quarto escuro. No rabo dessa justiça, meu avô deliberou que eu devia tomar rumo da cidade:
— Na mão dos padres eu corto os deboches desse desmazelado.
(...)
CARVALHO, José Cândido de. O coronel e o lobisomem.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 3-5.Quanto ao estilo e à linguagem empregada no trecho do romance de José Cândido de Carvalho, nota-se que
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
“Caso tenha uma aranha na sua perna, é melhor não se mexer.”
No quadrinho seguinte, o próprio personagem analisa essa fala como hipotética.
A construção de hipótese está marcada na frase do personagem pelo seguinte traço linguístico:
- Física | B. Resistores
As montadoras de automóveis sempre encontram uma forma de resolver os problemas apontados pelos seus clientes e pela necessidade de desenvolver motores mais seguros e menos poluentes. Um problema que exigiu muita criatividade por parte dos projetistas está relacionado à visibilidade em dias muito úmidos pois os vidros para-brisas ficam todos embaçados. Para resolver esse problema, tiras resistivas instaladas na face interna do vidro são conectadas ao sistema elétrico de modo que se possa transformar energia elétrica em energia térmica. Num dos veículos fabricados no país, por exemplo, essas tiras (resistores) são arranjadas como mostra a figura a seguir.
Sabendo que todas as tiras possuem resistências iguais a 1 W, e que a corrente que circula pelo sistema elétrico possui intensidade de 1,5 A, qual o valor da potência dissipada pelo vidro com tiras resistivas?
- Física
Referindo-se à interação de correntes elétricas com campos magnéticos, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F), para as falsas.
I. O funcionamento de um gerador de corrente elétrica pode ser explicado pela lei de Faraday.
II. Ao girar o eixo de um motor de corrente contínua, com as mãos, ele funcionará como um gerador de corrente elétrica.
III. Um fio percorrido por uma corrente elétrica ecolocado em um campo magnético uniforme sofrerá a ação de uma força magnética,independente da sua orientação no campo.
A afirmativa correta encontrada é:
Constantes físicas
Aceleração da gravidade: g=10 m/s2
Velocidade da luz no vácuo: c=3,0.108m/s
Constante da lei de Coulomb:Ko=9.109N.m2/C2
Aceleração da gravidade próximo à superfície da Lua: 1,6 m/s2