Algumas crianças, posicionadas na forma de uma circunferência de 5 m de diâmetro, brincavam de bola. A bola se soltou da mão de Pedro e caiu na parte interior do círculo de centro O, de acordo com a figura a seguir. As distâncias de Ana até a bola e Beatriz até a bola são, respectivamente, 2 m e 2,5 m.
Considerando a posição de Alex e Pedro, diametralmente opostas, a distância que a bola está de Alex é de aproximadamente:
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- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UNESP) Em relação a um sistema cartesiano de eixos ortogonais com origem em O(0, 0), um avião se desloca, em linha reta, de O até o ponto P, mantendo sempre um ângulo de inclinação de 45o com a horizontal. A partir de P, o avião inicia trajetória parabólica, dada pela função F(x) = -x2 + 14x - 40, com X e f(x) em quilômetros. Ao atingir o ponto mais alto da trajetória parabólica, no ponto V, o avião passa a se deslocar com altitude constante em relação ao solo, representado na figura pelo eixo x.
Em relação ao solo, do ponto P para o ponto V, a altitude do avião aumentou
- Inglês - Fundamental | 03. Colors
Unscramble the names of the colors and paint the balloons.
- Matemática - Fundamental | 18. Medidas de Tempo
Leia atentamente a reportagem apresentada a seguir.
NA IDADE DAS TREVAS
Na terça-feira, 10 de novembro de 2009, às 22h13, o Brasil acendeu as velas para enfrentar mais um blecaute de dimensões nacionais. Sim, mais um. A frequência com que o nosso sistema de energia elétrica entra em pane é inquietante. Desde 1985 temos, em média, um mega-apagão a cada seis anos. Desta vez, a falta de luz afetou, em maior ou menor grau, dezoito estados, deixando às escuras 88 milhões de brasileiros. Nosso sócio na geração elétrica em Itaipu, o Paraguai, também foi tirado da tomada. São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados mais amplamente atingidos, mas a anormalidade se fez sentir até no Acre, no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte. Foi o maior apagão da história brasileira em extensão. (...)
(Revista Veja – 18/11/2009)
O apagão de novembro de 2009 começou às 22h13min e terminou às 4h. Quanto tempo durou esse apagão?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento do editorial para responder à questão. Trabalho infantil A sociedade brasileira tem de encarar, sem subterfúgios, o grave problema representado pelos 2,7 milhões de crianças e jovens, entre 5 e 17 anos, inseridos no mercado de trabalho de forma irregular. No Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, o país nada teve a festejar, notadamente quando se constata que a mentalidade da população sobre a questão não evoluiu. A realidade é que a exploração do trabalho infantil se tornou sério problema social que pode ser facilmente comprovado nas ruas: vendedores ambulantes, guardadores de carros, malabaristas em sinais luminosos. Parcela significativa dos brasileiros acha vantajoso começar a exercer atividade produtiva o quanto antes. É melhor, dizem eles, trabalhar do que ir para o crime. Postura equivocada. De acordo com especialistas, não há relação direta entre as duas ações. Se isso fosse verdade, 85% dos presos do Carandiru não teriam começado a trabalhar na infância, como mostra tese do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná. Ao contrário da crença de parte da sociedade, o trabalho de menores contribui para que número expressivo de jovens deixe a escola ou relaxe nos estudos, o que também contribui para a entrada na criminalidade. A baixa escolaridade constitui traço comum entre a maioria dos presos no Brasil. [...] Editorial: Trabalho infantil. Diário de Pernambuco, 16 jun. 2017. Disponível em: <www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/
opiniao/46,97,43,74/2017/06/16/interna_opiniao,170312/trabalho-infantil.shtml>. Acesso em: 26 fev. 2018.
Enunciado:
Em relação ao trabalho infantil, o argumento usado para mostrar que “a mentalidade da população sobre a questão não evoluiu” está no fato de que
- Ciências - Fundamental | 09. Preservar é preciso
Analise a imagem que mostra uma ação que todos nós podemos fazer em casa, na escola e em outros lugares para reduzir o problema do lixo na natureza.
Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/reciclagem/coleta-seletiva-e-reciclagem-cultive-essa-ideia>. Acesso em: 24 set. 2013.
Explique como a ação retratada na imagem reduz o problema do lixo na natureza.