O sentimento das linhas
Materiais:
- Computador e projetor para exibir o vídeo e as imagens a seguir:
I. Vídeo Circuito atelier nº 03, de Mônica Sartori, disponível na internet.
II. Imagens de Mônica Sartori:
Disponível em: <http://www.escala.org.uk/resources/FD/FD92BED0-92E0-74DF-91A0-EE0B9A384142/958x958/201_Front.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014
Disponível em: <http://www.novalimaperfil.com.br/site_nlperfil/images/stories/edicao_07/arte1.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014.
Disponível em: <http://www.operaprima.art.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_486_Monicasartori.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014.
- Giz de cera, canetinha hidrocor, lápis de cor, lápis grafite, marcador de texto de ponta larga.
- Papéis de diferentes cores e tamanhos (tenha alguns de tamanho grande, como papel-kraft, e outros menores, A4, A3, papel-cartão).
Atividade:
- A aula será dividida em três momentos:
1º - Assista ao vídeo da artista mineira Mônica Sartori. Escute os comentários dos alunos tentando direcioná-los para o uso das linhas, as sensações, a relação que Mônica tem com o espaço ao "soltar as linhas ao vento". Depois, ao projetar as três imagens, faça perguntas do tipo: "Qual é a diferença das linhas entre as três imagens?", "Quais sentimentos podem ser atribuídos a cada uma delas?". Estimule-os a pensar as relações entre essas sensações e o tipo de linha utilizado, as direções das linhas, a posição que elas ocupam. Permita opiniões divergentes, pois cada um tem uma sensibilidade distinta.
2º - Divida a sala em grupos de três ou quatro alunos. Faça a seguinte proposição: cada grupo deve escolher um sentimento (raiva, alegria, preguiça, saudade, entusiasmo, etc.) para representar apenas utilizando linhas em suas diferentes espessuras, direções, sem desenhar nada figurativo. Faça com que pensem bem em qual tamanho e tipo de papel, e com qual tipo de caneta ou lápis será mais apropriado para o que eles querem mostrar. Atenção: explique a eles que não podem contar o sentimento escolhido para os outros grupos.
3º - Ao terminar os desenhos, cada grupo deve apresentar o seu desenho para a sala. Primeiro a sala terá três tentativas para adivinhar o sentimento representado. Depois, o grupo deve revelar o sentimento e explicar como tentou demonstrá-lo.