Providencie o livro “O teatro de sombras de Ofélia”, de Michael Ende, Editora Ática, e em um ambiente que tenha cortinas escuras, apague as luzes, acenda uma lanterna para iluminar as páginas do livro e em roda, conte a história para a turma. Trata-se da história de uma senhora que tem a vida modificada depois que dá abrigo a um grupo de sombras. Estimule a discussão sobre por que e como as sombras aparecem. Pergunte se elas só existem de dia ou de noite também e se nossa sombra fica sempre atrás de nós.
Depois desvie a lanterna para as mãos dos alunos, aproxime e afaste o facho de luz da parede, mostrando como a projeção das sombras aumenta e diminui. Comente sobre a relação entre a luz e a sombra, e depois das experiências peça que eles registrem tudo o que observaram no caderno de artes, através de relatos e desenhos.
Coloque um objeto sob a luz do sol e peça para os alunos observarem de hora em hora, sugira que um dos alunos contorne a sombra no chão com um giz. Abra uma roda de discussão para refletirem sobre porque a sombra muda de lugar e de tamanho e vá identificando junto com os alunos fontes de luz natural e artificial. Peça que registrem também essa experiência no caderno de artes.
Convide os alunos a assistirem alguns vídeos no Youtube, depois converse com eles sobre os vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=fgsWvbZTsaM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ClSG4OlAJZA
http://www.youtube.com/watch?v=mAUDSBZ_RXw&feature=related
Depois monte uma tela com um tecido bem fino, chamado anteparo, e um foco de luz por trás e sugira aos alunos que experimentem produzir formas com o corpo e com as mãos, individualmente ou junto com outros alunos.
Essas experiências são uma preparação para a execução do teatro de sombras proposto no livro didático.