(EBMSP) A miopia é um defeito de refração, bastante frequente, caracterizado por afetar a visão à distância. A miopia surge em função de um maior comprimento do globo ocular ou do aumento na curvatura da córnea. A hipermetropia é um defeito de refração caracterizado por afetar mais a visão de perto. A hipermetropia surge em função de um menor comprimento do globo ocular ou de uma menor curvatura da córnea. Sabe-se que um olho normal pode ver, nitidamente, objetos situados desde o infinito até 25,0 cm do olho.
Desprezando-se a distância entre a lente e o olho, sobre miopia e hipermetropia e suas correções é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física
Em uma tentativa de emular os diversos tipos de leite, uma indústria mistura água com uma certa quantidade de lipídios que é mostrada na tabela seguinte:
TIPO DE LEITE
LIPÍDIOS (a cada porção de 100g de leite)
Leite integral
3,5 gramas
Leite semidesnatado
1,5 gramas
Leite de vaca
3,7 gramas
Leite de ovelha
6,2 gramas
Leite materno
4,1 gramas
Sabendo que o calor específico da água é maior que o do grupo de lipídios usados, concluímos, utilizando os princípios da calorimetria e apenas as informações da tabela, que, em quantidades iguais,
- Química | 2.3 Termoquímica
Nas últimas décadas, o efeito estufa tem-se intensificado de maneira preocupante, sendo esse efeito muitas vezes atribuído à intensa liberação de CO2 durante a queima de combustíveis fósseis para geração de energia. O quadro traz as entalpias-padrão de combustão a 25ºC do metano, do butano e do octano.
À medida que aumenta a consciência sobre os impactos ambientais relacionados ao uso da energia, cresce a importância de se criar políticas de incentivo ao uso de combustíveis mais eficientes. Nesse sentido, considerando-se que o metano, o butano e o octano sejam representativos do gás natural, do gás liquefeito de petróleo (GLP) e da gasolina, respectivamente, então, a partir dos dados fornecidos, é possível concluir que, do ponto de vista da quantidade de calor obtido por mol de CO2 gerado, a ordem crescente desses três combustíveis é:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(FUVEST 2020 1º FASE) Em supermercados, é comum encontrar alimentos chamados de liofilizados, como frutas, legumes e carnes. Alimentos liofilizados continuam próprios para consumo após muito tempo, mesmo sem refrigeração. O termo “liofilizado”, nesses alimentos refere-se ao processo de congelamento e posterior desidratação por sublimação da água. Para que a sublimação da água ocorra, é necessária uma combinação de condições, como mostra o gráfico de pressão por temperatura, em que as linhas representam transições de fases.
Apesar de ser um processo que requer, industrialmente, uso de certa tecnologia, existem evidências de que os povos pré-colombianos que viviam nas regiões mais altas dos Andes conseguiam liofilizar alimentos, possibilitando estoca-los por mais tempo. Assinale a alternativa que explica como ocorria o processo de liofilização natural:
- Física | 7.1 Relatividade
A velocidade é uma grandeza relativa, ou seja, a sua determinação depende do referencial a partir do qual está sendo medida. A Teoria da Relatividade Especial, elaborada em 1905, pelo físico alemão Albert Einstein, afirma que o comprimento e a massa de um objeto são grandezas que também dependem da velocidade e, consequentemente, são relativas.
Sobre a Teoria da Relatividade Especial, julgue os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I. A massa de um objeto é independente da velocidade do mesmo, medida por qualquer referencial inercial.
II. A velocidade da luz é um limite superior para a velocidade de qualquer objeto.
III. Intervalos de tempo e de espaço são grandezas absolutas e independentes dos referenciais.
IV. As leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inercial.
V. Massa e energia são quantidades que não possuem nenhuma relação
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
A adição de um soluto à água altera a temperatura de ebulição desse solvente. Para quantificar essa variação em função da concentração e da natureza do soluto, foram feitos experimentos, cujos resultados são apresentados abaixo. Analisando a tabela, observa-se que a variação de temperatura de ebulição é função da concentração de moléculas ou íons de soluto dispersos na solução.
Volume
de
água
(L)
Soluto
Quantidade de
matéria de
soluto
(mol)
Temperatura
de
ebulição
(°C)
1
-
-
100,00
1
NaCℓ
0,5
100,50
1
NaCℓ
1,0
101,00
1
sacarose
0,5
100,25
1
CaCℓ 2
0,5
100,75
Dois novos experimentos foram realizados, adicionando-se 1,0 mol de Na2SO4 a 1 L de água (experimento A) e 1,0 mol de glicose a 0,5 L de água (experimento B). Considere que os resultados desses novos experimentos tenham sido consistentes com os experimentos descritos na tabela. Assim sendo, as temperaturas de ebulição da água, em °C, nas soluções dos experimentos A e B, foram, respectivamente, de