Observe o mapa da América Latina.
Disponível em: < http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=424&evento=5>Acesso em 11 dez. 2018.
As origens do nível de desenvolvimento de um país pode ser explicada pelo modelo adotado no período colonial. Em todo o continente americano, apenas os Estados Unidos e Canadá podem ser considerados países desenvolvidos. Identifique o modelo de colonização adotado aos países da América Latina e uma característica:
Questões relacionadas
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
Na seguinte sequência de números reais 0, 1,
, construída seguindo uma lógica estrutural, o número de termos entre 17 e 18, sem incluir 17 e 18, è
- Biologia | 14. Biotecnologia
(ENEM 2019 2ª APLICAÇÃO) Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de uma espécie de falcão. Apenas um filhote apresentava uma coloração típica de penas de ambos os pais. Foram coletadas amostras de DNA dos pais e filhotes para caracterização genética dos alelos responsáveis pela coloração das penas. O perfil de bandas obtido para cada indivíduo do ninho para os lócus 1 e 2, onde se localizam os genes dessa característica, está representado na figura.
Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Leia a resposta dada a uma pergunta de um leitor da revista Recreio.
A boca está cheia de saliva e o chiclete não gruda bem em superfícies molhadas. Quando é tocado pelos dedos secos, o chiclete gruda na pele, mas, se você molhar os dedos antes de tirá-lo da boca, vai perceber que ele gruda muito menos.
SANTOS, Fernanda. Curiosidades Recreio. São Paulo: Abril, 2011.
Que pergunta foi feita por esse leitor?
- Geografia - Fundamental | 03. O Brasil e suas diferenças sociais
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
MAIS ESTUDO, MENOS VIOLÊNCIA
Monica Weinberg
Revista Veja - 09/09/2009 (...) Acaba de ser lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro um programa que promete oferecer às crianças das favelas cariocas novas perspectivas de vida, afastando-as de um cotidiano violento. (...) O Escolas do Amanhã abrange 73 favelas, 150 escolas, 108 000 alunos. Esse programa oferece o turno integral nas escolas e mantém as crianças no colégio por sete horas e meia. O Escolas do Amanhã também se destaca por sua ênfase na qualidade de ensino. Em outras palavras, sua filosofia é a de que não basta manter os alunos dentro dos muros do colégio - é preciso ensiná-los realmente. Assim, cursos adicionais como xadrez, música, dança e mecânica serão dados nas horas extras. Além disso, no novo turno, os estudantes terão reforço escolar, já que muitos não sabem sequer ler. E ainda serão supervisionados, sempre que necessário, na lição de casa. Todo o esforço é para fazer com que as crianças gostem da escola e não abandonem os estudos. Logo de saída, o programa promoveu grandes avanços na rotina de crianças como Lorrayne Pereira, 11 anos, e Jennifer Peixoto, 13, ambas moradoras da favela Cidade de Deus. O que elas costumavam fazer no tempo livre? "Via muita televisão", conta Lorrayne. "Ficava perambulando por aí. Quando ouvia barulho de tiro, voltava correndo para casa", completa Jennifer, que passou a preencher seu tempo de forma bem mais produtiva. Sem um adulto por perto, nenhum estímulo para os estudos e sob pressão para ganhar dinheiro, muitas dessas crianças começam muito cedo a trabalhar, às vezes no tráfico de drogas da favela onde moram. (...) Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/estudo-menos-violencia-favelas-carioca-498584.shtml> Acesso em 10/11/2009 - Adaptação
Enunciado:
Por que existem tantas favelas e aglomerados nas cidades brasileiras?
- Matemática - Fundamental | 21. Problemas com as 4 Operações
José Carlos digitou um número na calculadora, multiplicou esse número por 10, dividiu esse número por 5 e encontrou 54. Que número ele digitou?