(ENEM 2019 2ª APLICAÇÃO) Um pesquisador observou, em uma árvore, um ninho de uma espécie de falcão. Apenas um filhote apresentava uma coloração típica de penas de ambos os pais. Foram coletadas amostras de DNA dos pais e filhotes para caracterização genética dos alelos responsáveis pela coloração das penas. O perfil de bandas obtido para cada indivíduo do ninho para os lócus 1 e 2, onde se localizam os genes dessa característica, está representado na figura.
Dos filhotes, qual apresenta a coloração típica de penas dos pais?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
(IFSC) Em uma noite de festa da Oktoberfest, foram vendidos 10 mil tickets de lanches, sendo que a pessoa poderia escolher uma opção entre cachorro-quente ou pastel. De acordo com a organização, a quantidade de cachorros-quentes vendidos foi o triplo da quantidade de pastéis. Nesse caso, é CORRETO afirmar que foram vendidos:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Os textos a seguir, expressam diferentes visões acerca do regime implantado em 1964 no Brasil, após o golpe militar. Leia-os atentamente.
Texto 1
Texto 2
Responda:
A) Identifique a visão expressa em cada texto sobre o Regime Militar.
B) Apresente os argumentos de cada um dos autores para defender suas respectivas visões acerca do regime.
C) Agora, faça como os autores dos textos e, considerando os princípios democráticos, posicione-se diante do Regime Militar. Em seguida, apresente as suas justificativas.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) A síndrome do X frágil, também conhecida como síndrome de Martin-Bell, é uma condição genética que causa debilidades intelectuais, problemas de aprendizado e de comportamento, além de diversas características físicas peculiares. Ainda que ocorra em ambos os gêneros, afeta mais frequentemente os meninos e geralmente com grande severidade. A síndrome do X frágil é tão comum que requer consideração no diagnóstico diferencial de deficiência intelectual e está entre as indicações mais frequentes para a análise de DNA, a consulta genética e o diagnóstico pré-natal. Estima-se que a incidência da síndrome ocorra em 1 em cada 4.000 nascimentos masculinos e em 1 em 8.000 meninas. O nome “X-frágil” refere-se a um marcador citogenético no cromossomo X, um sítio frágil no qual a cromatina não se condensa apropriadamente durante a mitose. Nesses casos, o cromossomo X apresenta, no seu braço longo, um sítio frágil, próximo a uma zona suscetível de quebra.
(A SÍNDROME do..., 2015)
A partir da informação do texto e com base nos conhecimentos sobre Genética, é correto afirmar:
- Biologia
(UFRN) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
Caros candidatos;
Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente.
Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia. Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.
Fiquem tranquilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!
O grupo constata que, na área desmatada, há uma grande quantidade de lixo despejado por moradores das proximidades, o que certamente contribui para aumentar o número de casos de ascaridíase. Esse aumento acontece porque:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Uma professora utiliza brinquedos educativos para ajudar seus alunos a compreenderem as formas tridimensionais. O brinquedo é constituído de barras e esferas imantadas, que, quando agrupadas adequadamente, formam “esqueletos” de sólidos geométricos. As barras representam as arestas, e as esferas representam os vértices, como na imagem a seguir.
Uma aluna dessa professora utilizou 24 barras de mesmo tamanho e 14 esferas idênticas para construir o esqueleto de um poliedro convexo formado apenas por faces heptagonais e triangulares.
A quantidade de faces heptagonais do poliedro produzido pela aluna é igual a