1 º.Os alunos vão realizar uma atividade conjunta de experimentação sonora de um minuto só com palmas. A ideia é pesquisar os diferentes tipos de sons que as palmas podem produzir. Antes de começar, é preciso fazer o máximo de silêncio na sala.
2 º.Avise que ao iniciar a atividade, devem prestar atenção nos sons produzidos por ele e pelos colegas. Sem aviso prévio, devem começar a bater palmas todos ao mesmo tempo, variando o máximo possível os sons produzidos, durante um minuto.
3 º.Ao final de um minuto faça as perguntas abaixo e deixe que se coloquem.
O resultado sonoro foi interessante?
O que fizeram pode ser chamado de música? Por quê?
4 º.Agora, escolha cinco alunos para liderar a sala. Cada um, na sua vez, irá à frente, e os outros alunos farão as palmas do jeito que os liderem indicarem. Essa indicação pode ser feita por meio de imitação, por exemplo, o líder faz primeiro a sequência e logo após os outros repetem. Cada sequência pode também ser combinada antes, e ao sinal do líder, o grupo todo repete. Os líderes têm a liberdade de utilizar todos os sons que quiser, com palmas, e podem explorar os movimentos corporais para realizar as palmas. Auxilie os alunos a criarem contrastes, com sons fortes e fracos; sequências longas e curtas; rápidas e lentas; com as palmas abertas ou formato de conchas.
5 º.Após concluírem a atividade, conversem sobre as seguintes questões:
Mudou alguma coisa?
A atividade foi mais organizada?
Algumas das cinco músicas obtiveram melhor resultado? Por que acham que isso aconteceu?
Seria possível repetir exatamente a mesma música?
O que acharam da atividade?
Disponível em: <http://renatombarboza.blogspot.com.br/2012/05/diario-de-atividades-cras-nova_7481.html >. Acesso em: 27 dez. 2015.