Materiais
- Papelão cortado em formato circular. O diâmetro pode variar, mas um tamanho de aproximadamente 30 cm já será suficiente;
- Lã em cores variadas;
- Sisal de pequena espessura.
Atividade
- Na base de papelão, faça seções parciais a cada 1,5 cm, aproximadamente;
- Passe a lã, atravessando diametralmente o círculo, como mostra a imagem abaixo. Quando terminarem todas as seções, amarre a lã com um pequeno nó em uma das bases;
- Em seguida, prenda o sisal na parte central e comece a circular a base, intercalando os fios para trançar;
- Se quiser inverter o sisal como meio e a lã trançando, também é possível. Dessa forma, pode-se misturar mais de uma cor de lã, apenas dando nozinhos na hora de mudar;
- Por fim, faça uma exposição dos trabalhos e converse com os alunos sobre o processo e os resultados.
Figura 7- Imagem disponível em: <http://news.janeladigital.com/NL/newsCasaSapo/06_01_2014/255f_2%20cordas%202_freepeople.jpg>. Acesso em: 05 de mar. 2017.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFAL) Como prevenir a violência dos adolescentes
“(...) Quando deparo com as notícias sobre crimes hediondos envolvendo adolescentes, como o ocorrido com Felipe Silva Caffé e Liana Friedenbach, fico profundamente triste e constrangida. Esse caso é consequência da baixa valorização da prevenção primária da violência por meio das estratégias cientificamente comprovadas, facilmente replicáveis e definitivamente muito mais baratas do que a recuperação de crianças e adolescentes que comentem atos infracionais graves contra a vida.
Talvez seja porque a maioria da população não se deu conta e os que estão no poder nos três níveis não estejam conscientes de seu papel histórico e de sua responsabilidade legal de cuidar do que tem de mais importante à nação: as crianças e os adolescentes, que são o futuro do país e do mundo.
A construção da paz e a prevenção da violência dependem de como promovemos o desenvolvimento físico, social, mental, espiritual e cognitivo das nossas crianças e adolescentes, dentro do seu contexto familiar e comunitário. Trata-se, portanto, de uma ação intersetorial, realizada de maneira sincronizada em cada comunidade, com a participação das famílias, mesmo que estejam incompletas ou desestruturadas (...)”
“(...) Em relação às crianças e adolescentes que cometeram infrações leves ou moderadas – que deveriam ser mais bem expressas – seu tratamento para a cidadania deveria ser feito com instrumentos bem elaborados e colocados em prática, na família ou próxima dela, com acompanhamento multiprofissional, desobstruindo as penitenciárias, verdadeiras universidades do crime. (...)”
“(...) A prevenção primária da violência inicia-se com a construção de um tecido social saudável e promissor, que começa antes do nascer, com um bom pré-natal, parto de qualidade, aleitamento materno exclusivo até seis meses e o complemento até mais de um ano, vacinação, vigilância nutricional, educação infantil, principalmente propiciando o desenvolvimento e o respeito à fala da criança, o canto, a oração, o brincar, o andar, o jogar; uma educação para a paz e a nãoviolência.
A pastoral da criança, que em 2003 completa 20 anos, forma redes de ação para multiplicar o saber e a solidariedade junto às famílias pobres do país, por meio de mais de 230 mil voluntários, e acompanhou no terceiro trimestre deste ano cerca de 1,7 milhão de crianças menores de seis anos e 80 mil gestantes, de mais de 1,2 milhão de famílias, que moram em 34.784 comunidades de 3.696 municípios do país.
O Brasil é o país que mais reduziu a mortalidade infantil nos últimos dez anos; isso, sem dúvida, é resultado da organização e universalização dos serviços de saúde pública, da melhoria da atenção primária, com todas as limitações que o SUS possa ainda possuir, da descentralização e municipalização dos recursos e dos serviços de saúde. A intensa luta contra a mortalidade infantil, a desnutrição e a violência intrafamiliar contou com a contribuição dessa enorme rede de solidariedade da Pastoral da Criança. (...)”
“(...) A segunda área da maior importância nessa prevenção primária da violência envolvendo crianças e adolescentes é a educação, a começar pelas creches, escolas infantis e de educação fundamental e de nível médio, que devem valorizar o desenvolvimento do raciocínio e a matemática, a música, a arte, o esporte e a prática da solidariedade humana.
As escolas nas comunidades mais pobres deveriam ter dois turnos, para darem conta da educação integral das crianças e dos adolescentes; deveriam dispor de equipes multiprofissionais atualizadas e capacitadas a avaliar periodicamente os alunos. Urgente é incorporar os ministérios do Esporte e da Cultura às iniciativas da educação, com atividades em larga escala e simples, baratas, facilmente replicáveis e adaptáveis em todo o território nacional. (...)”
“(...) Com relação à idade mínima para a maioridade penal, deve permanecer em 18 anos, prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e conforme orientações da ONU. Mas o tempo máximo de três anos de reclusão em regime fechado, quando a criança ou o adolescente comete crime hediondo, mesmo em locais apropriados e com tratamento multiprofissional, que urgentemente precisam ser disponibilizados, deve ser revisto. Três anos, em muitos casos, podem ser absolutamente insuficientes para tratar e preparar os adolescentes com graves distúrbios para a convivência cidadã. (...)”
Zilda Arns Neumann, 69, médica pediatra e sanitarista; foi fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança.
(Folha de S Paulo, 26/11/2003.)
Foram retiradas do texto as seguintes palavras acentuadas: ministérios, replicáveis, adaptáveis, máximo, distúrbios, convivências.
Assinale a alternativa que melhor justifica a acentuação gráfica:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Analise a estrutura em equilíbrio apresentada a seguir, na qual uma esfera se encontra apoiada em uma das faces de uma parede e presa por um cabo de aço.
Calcule o ângulo formado entre o cabo de aço e a parede.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Este diagrama refere-se às etapas do ciclo menstrual de uma mulher.
Com base no diagrama, pode-se afirmar que
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNICENTRO)
I. C2H6O (l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l) ΔHº = − 1367kJ.mol−1
II. C3H6O(l) + 4O2(g)→3CO2(g) + 3H2O(l) ΔHº = − 1789kJ.mol−1
Os processos de combustão do etanol, C2H6O(l), utilizado como combustível em veículos, e da propanona, C3H6O(l), solvente de tintas e vernizes, são representados, respectivamente, pelas equações termoquímicas I e II.
Considerando-se essas informações e a densidade do etanol igual a 0,8g.mL, é correto concluir:
- Ciências - Fundamental | 06.1. Alimentação de origem animal, vegetal e mineral
“Xarope de guaraná, biscoitos, queijo de cabra podem ser alimentos industrializados saudáveis que às vezes fazem parte do nosso cardápio. O importante é não exagerar. Mas existem alguns tipos de alimentos industrializados que necessitam mais cautela no seu consumo, pois podem causar problemas à nossa saúde.
O consumo exagerado de alguns tipos de produtos industrializados pode ocasionar: