(UNICENTRO)
I. C2H6O (l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l) ΔHº = − 1367kJ.mol−1
II. C3H6O(l) + 4O2(g)→3CO2(g) + 3H2O(l) ΔHº = − 1789kJ.mol−1
Os processos de combustão do etanol, C2H6O(l), utilizado como combustível em veículos, e da propanona, C3H6O(l), solvente de tintas e vernizes, são representados, respectivamente, pelas equações termoquímicas I e II.
Considerando-se essas informações e a densidade do etanol igual a 0,8g.mL, é correto concluir:
Questões relacionadas
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Sob a luz solar, Tiago é visto, por pessoas de visão normal para cores, usando uma camisa amarela, e Diana, um vestido branco. Se iluminadas exclusivamente por uma luz azul, as mesmas roupas de Tiago e Diana parecerão, para essas pessoas, respectivamente,
- Biologia | 12.6 Populações
(Uesb)
O gráfico ilustra as relações existentes entre o potencial biótico de uma população com a resistência que o ambiente é capaz de exercer sobre esses mesmos indivíduos.
Com base nessas informações, é correto afirmar:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Com Francis Crick, estudando a relação entre a informação contida no DNA, as proteínas e os ácidos ribonucleicos (RNAs), surgiu a interrogação sobre como a informação contida na molécula de DNA fluía para gerar uma proteína [...]. Baseando-se majoritariamente em suposições teóricas, Crick postulou a “Hipótese da sequência”, que é mais conhecida como o Dogma Central da Biologia Molecular. Os esquemas reproduzem, de forma simplificada, as principais ideias propostas pelo Dogma Central da Biologia Molecular. Em A, aparece o modelo possível de transferência do código genético, enquanto, em B, está retratado o modelo comprovado experimentalmente e até hoje aceito.
A replicação do DNA consiste na síntese completa e idêntica do DNA de uma célula e só acontece a cada ciclo de divisão celular. Hipóteses foram postuladas a fim de ajudar a explicar o processo da replicação. Apenas em 1958, através de experimento realizado por Meselson e Stahl, chegou-se ao modelo que demonstra a replicação do DNA, no qual o mesmo afirma: - Química | 3.7 Polímeros
Futebol é emoção no ar, ou melhor, no campo. É um espetáculo que mexe com todos e quase tudo, inclusive com a Química, que forma uma “verdadeira equipe” de produtos presentes nos estádios e sem a qual o espetáculo certamente seria menos colorido. Por exemplo, no gramado, podem estar os fertilizantes agrícolas como o cloreto de potássio e o sulfato de amônio, que, em conjunto com a água, mantêm verde, firme e uniforme a base em que rola a polêmica “jabulani”. Mas há outros integrantes na equipe química: para os pés dos jogadores, está escalado o ABS utilizado na fabricação das travas das chuteiras, que permitem dribles e passes que encantam (ou desencantam) a torcida; para os uniformes, estão escalados tecidos mais leves e confortáveis, porém, mais resistentes a puxões; para segurar a bola, evitar dúvidas e liberar o grito de gol, está escalado o náilon da rede que cobre a meta. Na equipe química, também estão presentes as tintas especiais que pintam os rostos dos torcedores e os materiais sintéticos dos barulhentos tambores e “vuvuzelas”. E para completar a festa, a Química, é claro, também vai saudar as equipes com o nitrato de potássio, empregado na fabricação de fogos de artifício. Como se pode ver, a Química tem participação garantida em qualquer campeonato.
Disponível em: <http://www.abiquim.org.br/vceaquim/tododia/14.asp>. Acesso em: 05 jul. 2010. (Adaptado)
O ABS é um termoplástico formado pelas três diferentes unidades moleculares: (A) acrilonitrila, (B) buta-1,3-dieno ou 1,3-butadieno e (S) estireno (S, do inglês styrene), cuja fórmula estrutural é dada abaixo:
Sobre o estireno, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO)
A charge é um gênero textual que possui caráter humorístico e crítico. Ao abordar o tema do uso da tecnologia, essa charge critica o(a)