Texto base: Observe a reta numérica.
Enunciado:
- a) Assinale com um X os números que podem estar no intervalo colorido da reta.
27
290
135
264
307
738
401
398
450
b) Escreva dois números ímpares que podem estar no intervalo colorido da reta numérica. Eles devem ser diferentes dos números que você assinalou com um X na atividade anterior.
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
No trabalho representado acima, do designer Hugh Fros, o tradicional ônibus inglês adquire um ar extremamente moderno. O modelo futurista, projetado para ser movido a hidrogênio ou a eletricidade, tem capacidade para transportar 130 pessoas. Alguns podem preferir o visual clássico do tradicional ônibus inglês, porém o visual moderno e high-tech realmente impressiona.
Internet: < www.teamsuperforest.org> (com adaptações).
Tendo a figura e o texto apresentados como referências iniciais, julgue o item.
O tráfego de veículos, especialmente nas grandes aglomerações urbanas, é fonte de produção de calor, o que contribui para uma forma de impacto ambiental conhecida como “ilha de calor”.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 [...] As condições naturais, que propiciavam aos navegadores portugueses a parada segura de suas embarcações, foram determinantes na sua escolha como local para a primeira capital do Brasil. Durante 214 anos ela desempenhou essa função política.
Disponível em: <http://emtursa.com.br>. Acesso em: 15 dez. 2014.
No século XVIII, precisamente em 1763, o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, em substituição a Salvador, porque
- Geografia | 6.1 Agricultura
Sobre a Revolução Verde e seus efeitos na agricultura dos países subdesenvolvidos, podemos afirmar que I – conseguiu melhorar a produtividade e reduzir as quebras de safra causadas por enchentes ou pragas.
II – ampliou o emprego intensivo de trabalho humano, reduzindo drasticamente o êxodo rural.
III – deflagrou processos de valorização das terras e de concentração fundiária.
IV – incentivou a policultura e a difusão de práticas tradicionais da agricultura de subsistência como a coivara e a rotação de terras.
V – exigiu maior capitalização dos agricultores e maior especialização da força de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(CEFET MG)
Constantes físicas
Aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
Velocidade da luz no vácuo: c = 3,00 x 108 m/s
Constante da lei de Coulomb: k0 = 9,0 x 109 N.m2 / C2
Um foguete é lançado de um planeta de massa M e raio R. A velocidade mínima necessária para que ele escape da atração gravitacional e vá para o espaço é dada por
- Ciências - Fundamental | 03. Vida e evolução: os ecossistemas
Leia o texto a seguir sobre árvores e habitats para responder à questão.
Árvores e Habitats
Já ouviu falar em habitat? Sabe o que é? É muito fácil... Habitat é o local onde o animal ou a planta encontra alimento, abrigo e condições ambientais favoráveis para viver. Podemos até dizer que representam a casa dos animais.
Há diversos tipos de habitat: desertos, geleiras, lagos e oceanos, mas há um determinado habitat que é muito, mais muito importante para milhares de animais: são as florestas, onde há grande quantidade de árvores. Quer saber por quê?
É muito simples: há animais que encontram nas árvores o melhor local para viver, porque nelas há alimento, abrigo e clima favorável. Esses animais constroem casas bem confortáveis nos troncos das árvores e nem precisam ir muito longe para buscar alimento.
Fonte: Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/arvores-e-habitats.html>. Acesso em: 20 out. 2012.
Que consequência o desmatamento traz para os animais que têm como habitat as florestas?