Numa escola, a média mínima para um aluno ser aprovado, sem recuperação final, em qualquer disciplina é 5. O gráfico mostra as médias anuais de Geografia dos alunos dessa escola.
A porcentagem de alunos aprovados, sem recuperação em Geografia, foi de:
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- Filosofia - Fundamental | 4. O Mundo em Transformação
(UNESP-ADAPTADA) A grande síntese da ciência moderna, estabelecendo as leis físicas do movimento por meio de equações matemáticas e respondendo a todas as questões surgidas com a cosmologia de Copérnico, foi obra de Isaac Newton. Com ela, a física adquiriu um caráter de previsibilidade capaz de impressionar o homem moderno. A evolução do pensamento científico, iniciada por Galileu e Descartes, em direção à concepção de uma natureza descrita por leis matemáticas chegava, assim, a seu grande desabrochar.
(Claudio M. Porto e Maria Beatriz D. S. M. Porto. “A evolução do pensamento cosmológico e o nascimento da ciência moderna”. In: Revista brasileira de ensino de física, vol. 30, no 4, 2008. Adaptado.)
A base da teoria newtoniana foi, de certa forma, preparada pelo humanismo renascentista, que
- Literatura | 4.2 Realismo
Era a primeira vez que as duas iam ao morro do Castelo. Começaram a subir pelo lado da Rua do Carmo. Muita gente há no Rio de Janeiro que nunca lá foi, muita haverá morrido, muita mais
nascerá e morrerá sem lá pôr os pés. Nem todos podem dizer que conhecem uma cidade inteira.
Um velho inglês, que aliás andara terras e terras, confiava-me há muitos anos em Londres que
[5] de Londres só conhecia bem o seu clube, e era o que lhe bastava da metrópole e do mundo.
Natividade e Perpétua conheciam outras partes, além de Botafogo, mas o morro do Castelo,
por mais que ouvissem falar dele e da cabocla que lá reinava em 1871, era-lhes tão estranho e
remoto como o clube. O íngreme, o desigual, o mal calçado da ladeira mortificavam os pés às duas pobres donas. Não obstante, continuavam a subir, como se fosse penitência, devagarinho,
[10] cara no chão, véu para baixo. A manhã trazia certo movimento; mulheres,
homens, crianças que desciam ou subiam, lavadeiras e soldados, algum empregado, algum lojista, algum padre, todos
olhavam espantados para elas, que aliás vestiam com grande simplicidade; mas há um donaire*
que se não perde, e não era vulgar naquelas alturas. A mesma lentidão no andar, comparada à
rapidez das outras pessoas, fazia desconfiar que era a primeira vez que ali iam. (...)
[15] Com efeito, as duas senhoras buscavam disfarçadamente o número da casa da cabocla, até
que deram com ele. A casa era como as outras, trepada no morro. Subia-se por uma escadinha,estreita, sombria, adequada à aventura. Quiseram entrar depressa, mas esbarraram
com dous ] sujeitos que vinham saindo, e coseram-se ao portal. Um deles perguntou-lhes familiarmente se
iam consultar a adivinha.
[20] – Perdem o seu tempo, concluiu furioso, e hão de ouvir muito disparate...
– É mentira dele, emendou o outro, rindo; a cabocla sabe muito bem onde tem o nariz.
Hesitaram um pouco; mas, logo depois advertiram que as palavras do primeiro eram sinal certo
da vidência e da franqueza da adivinha; nem todos teriam a mesma sorte alegre. A dos meninos
da Natividade podia ser miserável, e então... Enquanto cogitavam passou fora um carteiro, que
[25] as fez subir mais depressa, para escapar a outros olhos. Tinham fé, mas tinham também vexame da opinião, como um devoto que se benzesse às escondidas.
Velho caboclo, pai da adivinha, conduziu as senhoras à sala. (...)
– Minha filha já vem, disse o velho. As senhoras como se chamam?
(...)
A falar verdade, temiam o seu tanto, Perpétua menos que Natividade. A aventura parecia
[30] audaz, e algum perigo possível. Não ponho aqui os seus gestos; imaginai que eram inquietos e desconcertados. Nenhuma dizia nada. Natividade confessou depois que tinha um ó na garganta. Felizmente, a cabocla não se demorou muito; ao cabo de três ou quatro minutos, o pai a trouxe pela mão, erguendo a cortina do fundo.
MACHADO DE ASSIS Esaú e Jacó. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
*donaire − elegância
No texto de Machado de Assis, narra-se um episódio protagonizado por duas
personagens que se dirigem a uma consulta com uma adivinha
Com base no exposto no texto, uma motivação para essa consulta pode ser descrita como:
- Espanhol - Fundamental | 2.7 La Escuela (A Escola)
Segundo o que você já sabe dessa tirinha, quem está naquele espaço “vazio”?
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
AZZAM, T. O Beijo (fotomontagem). Disponível em: https://icarabe.org. Acesso em: 20 set. 2021.
Em 2013, o artista Tamman Azzam replicou a obra “O Beijo” (1907), do artista austríaco Gustav Klimt, em uma parede de um edifício bombardeado em Damasco, na Síria. A ideia seria de, com um gesto artístico, chamar a atenção das pessoas para a dura realidade do povo sírio.
Dentro desse contexto, a releitura da obra de Klimt tem como objetivo
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
Considerando as leis de Mendel e alguns conceitos básicos de genética, analise as seguintes proposições:
I. A lei da segregação dos fatores determina que uma característica se segrega durante a formação dos gametas, de modo que cada gameta contenha apenas um fator, por isso, os gametas são puros em relação a cada um dos fatores.
II. Dois indivíduos que tenham o mesmo genótipo podem apresentar diferenças fenotípicas.
III. Denominam-se homozigoto dominante quando os dois alelos são dominantes, homozigoto recessivo quando os dois alelos são recessivos e heterozigoto quando um alelo é dominante e o outro é recessivo.
IV. A cor da ervilha é um exemplo de dominância completa onde o alelo
V determina a cor amarela e v a cor verde. Assim, a probabilidade de indivíduos heterozigotos originarem sementes amarelas é de 25%.
É correto o que se afirma em