exto base: Fernando foi comprar o lanche na cantina da escola e levou 12 reais. Ele comprou um refresco de 5 reais e um pão de queijo de 2 reais.
Enunciado:
A) Quanto Fernando gastou? Resolva a adição na reta numérica.
B) Quanto ele receberá de troco? Resolva a subtração na reta numérica.
Questões relacionadas
- Física
Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 3m/s2 .O valor da velocidade escalar e da distância percorrida após 4 segundos, valem, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 06. Figuras de Sintaxe
Texto base: A questão refere-se a um artigo publicado em um provedor de acesso à internet brasileiro – IG (Internet Group) – na seção Último Segundo, coluna Todoprosa, categoria A palavra é..., elaborado pelo jornalista e escritor Sérgio Rodrigues. Leia-o e observe-o com atenção.
Curiosidades etimológicas: Bonito
(31/10/2009 - 17:02) A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as ideias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as ideias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual é um diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus. Fonte: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/10/31/curiosidades-etimologicas-bonito/ - 1º/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
Você acha que a palavra bonito deve ser analisada – comparando os conceitos obtidos nos dicionários e as ‘raízes profundas’ divulgadas no contexto –, de acordo com um discurso pronunciado ou escrito nos dias atuais? Por quê?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
O núcleo celular é o local que abriga o material genético nas células eucariontes. No núcleo interfásico, fase em que a célula não se encontra em divisão, a cromatina aparece imersa na cariolinfa, como um emaranhado de filamentos longos e finos. Ao iniciar o processo de divisão celular, esses filamentos começam a se condensar em espiral, tornando-se mais curtos e grossos, passando a ser chamados de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
A presença da conjunção “mas” revela que tipo de relação presente no texto da charge de Quino? Justifique usando o contexto da charge.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(FUVEST 2011 1° FASE) A ROSA DE HIROXIMA
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Vinicius de Moraes, Antologia poética.
Os aspectos expressivo e exortativo do texto conjugam-se, de modo mais evidente, no verso: