Texto base: Estas cartelas vão ser usadas por um grupo de alunos em um bingo de números. Antes da brincadeira, cada aluno deve preencher sua cartela com os números que faltam em sequência, mantendo o mesmo intervalo que há entre os números que já estão anotados na cartela.
Enunciado:
Observe os números de cada cartela e complete cada uma delas com os números que faltam.
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- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2012 1ª FASE) Uma pequena bola de borracha maciça é solta do repouso de uma altura de 1 m em relação a um piso liso e sólido. A colisão da bola com o piso tem coeficiente de restituição ε = 0,8. A altura máxima atingida pela bola, depois da sua terceira colisão com o piso,é
Note e adote:
-> ε = V2f/V2i, em que Vf e Vi são, respectivamente,os módulos das velocidades da bola logo após e imediatamente antes da colisão com o piso.
-> Aceleração da gravidade g = 10m/s2.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Uma força constante F de intensidade 25N atua sobre um bloco e faz com que ele sofra um deslocamento horizontal. A direção da força forma um ângulo de 60° com a direção do deslocamento. Desprezando todos os atritos, a força faz o bloco percorrer uma distância de 20m em 5s
A potência desenvolvida pela força é de:
Dados: sen 60°= 0,87 cos 60º = 0,50
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(Fgv) Um grupo de estudantes percorria uma trilha pela Mata Atlântica, quando um deles observou, na ponta de um bambuzeiro, estruturas vegetais que, a princípio, desconheciam. Iniciaram então, sem grande aprofundamento, um curto “debate botânico científico” sobre a classificação de tais estruturas, devidamente registradas na imagem
O estudante que primeiro identificou as estruturas afirmou que eram estruturas reprodutivas vegetais, tais como flores, ou frutos, ou sementes.
Com relação a esse comentário, o estudante
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Uerj) Os indivíduos de uma determinada espécie de peixe, bem adaptada a seu ambiente, podem ser classificados, quanto ao tamanho, em três grupos: pequenos, médios e grandes. O grupo mais numeroso corresponde ao que apresenta fenótipo médio.
Considere a introdução de um predador desses peixes no ambiente. Ao longo do tempo, os indivíduos do grupo médio passam a ser os menos numerosos, pois os peixes de tamanho menor conseguem defender-se do predador escondendo-se nas tocas, enquanto os de maior tamanho, mais fortes, não são atacados pela espécie predadora.
As alterações descritas exemplificam o tipo de seleção denominado
- Física | 4.4 Lentes e Visão
A figura representa a imagem de um astronauta – plano de fundo – que aparece em uma gota d’água – primeiro plano – que está flutuando na Estação Espacial Internacional.A análise da figura, com base nos conhecimentos da Física, permite afirmar: