A malha de metrô de Londres, capital da Inglaterra, tem 11 linhas e sua extensão total é de 402 km.
Se sua extensão for distribuída igualmente entre as linhas, cada linha terá quantos quilômetros, aproximadamente?
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- Geografia | 7. Geopolítica
No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos.
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia com atenção esta notícia.
Alunos do interior do Amazonas usam celular como ferramenta de aprendizagem
Projeto do Programa Ciência na Escola (PCE) em Humaitá incentiva o compartilhamento e a consulta de conteúdo digital em grupos
02/01/2019 às 17:02
O celular tornou-se uma ferramenta indispensável para maioria das pessoas. O aparelho tem sido a base de um projeto desenvolvido no interior do Amazonas, que utiliza o instrumento como ferramenta pedagógica. O trabalho é realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Álvaro Maia, no município de Humaitá.
Como forma de conscientização quanto à dependência dos alunos com relação ao celular, a proposta do trabalho é de viabilizar o uso do aparelho no processo de ensino aprendizagem.
Os slides trabalhados em sala de aula são postados no grupo de um aplicativo para smartphone, que é administrado pelo professor coordenador e a gestora da escola. Antes de cada avaliação é cedido um tempo (em torno de 10 minutos) para que os alunos possam consultar os slides enviados, os quais contêm os conteúdos que serão cobrados nas avaliações.
“Para permitir que os alunos que não possuem celulares sejam beneficiados pela produção de conhecimento obtido no grupo são efetuados debates em sala aula com os membros participantes com foco nos materiais postados”, explicou o professor de História Marcos Antônio Oliveira, coordenador do projeto, ressaltando o caráter complementar do uso da tecnologia.
Disponível em: www.acritica.com/channels/cotidiano/news/alunos-do-interior-do-amazonas-usam-celularcomo-ferramenta-de-aprendizagem. Acesso em: 11 jan. 2019. Adaptado.
Reflita sobre o que leu e escreva uma dissertação expondo sua opinião sobre a utilização de celulares em sala de aula.
Sua dissertação deve ter três parágrafos:
• No primeiro §: apresente o assunto e sua opinião sobre ele.
• No segundo §: apresente pelo menos dois argumentos que justifiquem sua opinião.
• No terceiro §: conclua, retomando brevemente o tema e sua tese.
Quando terminar, dê um título ao texto e faça a revisão dele, observando:
• Você escreveu sobre o tema dado?
• O texto contém os elementos próprios da dissertação (clareza e objetividade de linguagem; exposição de opinião sobre o tema)?
• A organização dos parágrafos segue o roteiro proposto? • O primeiro parágrafo apresenta o tema do texto e sua opinião sobre ele?
• No segundo parágrafo há pelo menos dois argumentos para justificar essa opinião?
• O terceiro parágrafo apresenta uma reafirmação da opinião exposta no início do texto? E foi escrito de forma diferente da que aparece no início do texto?
• Há coerência entre a opinião exposta e os argumentos que utilizou para justificá-la?
• A linguagem é objetiva e o vocabulário utilizado é formal (adequado a esse gênero de texto)?
• As frases expõem claramente o que você pretendeu e estão ligadas por conectores que dão clareza ao texto?
• Há repetição desnecessária de palavras ou expressões? Se houver, substitua-as por outras que não alterem o sentido do texto.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Fija la atención en el texto que sigue para contestar la pregunta.
LA PASTA DE DIENTES QUE PREDICE EL TIEMPO Elena Sanz 10/01/2011
David Carr, del Media Lab del Instituto MIT (EE UU), ha desarrollado un dispensador inteligente que proporciona un sabor diferente a la pasta de dientes que utilizamos en función de la previsión meteorológica. En concreto, la pasta sabe a menta cuando la temperatura exterior es fría. Si el sol sale por la mañana, el cepillado dental tendrá un agradable sabor a canela. Y si el color de la pasta se torna azul quiere decir que la lluvia viene en camino.
El dispositivo consiste en un expendedor plástico de pasta dental conectado a un ordenador que puede informarse de las condiciones climatológicas a través de un software. El sistema distribuye los diferentes sabores dependiendo del pronóstico.
Los científicos del MIT elaboraron el dentífrico como parte de un proyecto que pretende integrar objetos de uso diario con las tecnologías de la comunicación. De este modo, en lugar de ver la televisión, leer un diario o consultar Internet para confirmar el pronóstico del tiempo y saber qué ropa ponernos, obtendremos la información sin necesidad de cambiar nuestra rutina diaria.
Disponible en: http://www.muyinteresante.es/la-pasta-de-dientes-que-predice-el-tiempo. Acceso en 20 dec. 2011.
El trecho del texto que sigue tiene una palabra destacada. Analice la palabra y escribe cual es la clasificación de la palabra, el tiempo y el modo.
Si el sol sale por la mañana, el cepillado dental tendrá un agradable sabor a canela. Y si el color de la pasta se torna azul quiere decir que la lluvia viene en camino.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Una muñeca aporta orgullo e identidad a indígena brasileña
Luakam Anambé quería que su nieta recién nacida tuviera una muñeca, algo que ella nunca tuvo de niña, cuando trabajaba en condiciones de esclavitud en la selva tropical de la Amazonía de Brasil, pero quiso que la muñeca compartiera sus rasgos indígenas y no había nada parecido en las tiendas, así que hizo una ella misma con tela y relleno.
La muñeca tenía la piel morena, el pelo largo y oscuro y la misma pintura facial y corporal que utilizaba el pueblo anambé. La muñeca hizo las delicias de los transeúntes, ya que, si bien hay muñecas indígenas en otros lugares de América Latina, en Brasil siguen sin existir.
Así nació una idea de negocio y su modesta casa es ahora un taller donde ella y su hija fabrican muñecas para una clientela cada vez mayor. «Antes solamente existían muñecas blancas, luego vinieron las negras, pero las indígenas no aparecían», comentó Anambé.
Anambé comentó que tenía 15 años cuando el dueño de la plantación la obligó a casarse con su amigo, un hombre dos décadas mayor que ella, con quien tuvo una hija. Anambé no tardó en huir de su violento marido, dejando temporalmente a la bebé con familiares de ella.
Anambé trabajó desde pequeña en su estado, Pará, hasta que decidió irse a probar suerte en Río de Janeiro. Sus rasgos indígenas destacaban en Río y sufrió prejuicios. Con el tiempo, consiguió un trabajo en una fábrica de bikinis y pudo mantener a su hija. Con las habilidades que desarrolló sentada detrás de su máquina de coser, hizo su primera muñeca. «Es como un espejo», dijo su hija, Atyna Porã, que ahora trabaja con su madre. «A través de la muñeca, nos vemos a nosotras mismas».
Anambé bautizó a su primera muñeca con el nombre de la hija de Atyna, Anaty, que se convirtió en el nombre de su empresa. Adicionalmente, el 20% de los ingresos se destinan a su organización sin ánimo de lucro con sede en Pará, que proporcionará formación en costura a mujeres en situación de precariedad, haciendo crecer la operación de las muñecas Anaty y ayudándolas a conseguir la independencia económica.
Internet: apnews.com (con adaptaciones).
Con base en el texto antecedente, señale la opción correcta en el ítem
En «algo que ella nunca tuvo de niña», en el primero párrafo, «ella» se refiere a la nieta.
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
TEXTO I
280 NOVOS VEÍCULOS POR DIA NO ESTADO
Frota, que chega a quase 1,4 milhão deve dobrar em 13 anos A cada dia, uma média de 280 novos veículos chega às ruas do Espírito Santo, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). No final do mês passado, a frota já era de 1.395.342 unidades, 105 mil a mais do que no mesmo mês de 2011. Os números incluem automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus, entre outros tipos. De dezembro para cá, o crescimento foi de mais de 33 mil veículos. E, se esse ritmo continuar, a frota do Espírito Santo vai dobrar até 2025. O diretor-geral do Detran-ES relaciona o crescimento desses números à facilidade encontrada para se comprar um veículo. “Há toda uma questão econômica, da facilidade de crédito. Como oferecemos um transporte coletivo que ainda precisa ser melhorado, inevitavelmente o cidadão que pode adquire seu próprio veículo.
Disponível em: http://gazetaonline.globo.com. Acesso em: 10 ago. 2012. Adaptado.
Os textos I e II tratam do mesmo tema, embora sejam de gêneros diferentes. Estabelecendo-se as relações entre os dois textos, entende-se que o Texto II tem a função de