Observe a imagem a seguir.
Nessa obra, o artista buscou compor uma árvore com diversas linhas. Com base na observação da imagem e em seus conhecimentos sobre ponto e linha, pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
1 - Realize uma pesquisa visual com os alunos sobre imagens de corpos humanos e monte um painel destas imagens. Não deixe intervalo entre as imagens, buscando um resultado parecido com:
Disponível em: <http://oasistalktonight.wordpress.com/tag/concurso/. Acesso em: 20 mar. 2014
2 - Comente com alunos sobre o resultado: como o corpo é visto na atualidade? O que interessa apresentar a respeito dele? O corpo é tratado mais pela aparência ou há preocupação com o que as pessoas têm em essência? Há uma ditadura em relação aos modelos que um corpo deve seguir? Como isso interfere em nossas vidas? De que modo estamos alimentando essa imagem do corpo? De que modo e em que circunstâncias algo diferente emerge do corpo? O corpo sofre? De que modo estamos alimentando o que está dentro do corpo, nossa mente, nosso espírito? Isso reflete de que forma no mundo?
3 - Em seguida, distribua a turma em grupos de 4 alunos e dê a cada grupo uma destas imagens:
KAHLO, Frida. Raízes - 1943. 35 X 50cm. Óleo sobre Metal. Coleção Particular.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u60782.shtml>. Acesso em: 20 mar. 2014.
Vênus de Milo, 130 a.C. Escultura em Mármore. 203 cm altura.
Disponível em: <http://beauarte.no.sapo.pt/escultura.htm>. Acesso em: 20 mar. 2014.
NOLDE, Emil. Conversa (com sombras).Aquarela sobre papel japonês. 24,5 X 16,8cm
Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=125740>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MATISSE, Henry. Ícarus, 1947. Colage . 41.9 x 26 cm. Metropolitan. Nova York.
Disponível em: <http://www.metmuseum.org/collections/search-the-collections/337069>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MALFATI, Anita. O homem de sete cores, 1915-16. Carvão e pastel s/ papel. 60,7x45cm. Col. Roberto Pinto de Souza, SP. Disponível em: <http://obrasanitamalfatti.wordpress.com/>. Acesso em: 20 mar. 2014.
2 - De posse das imagens, cada grupo deverá discutir o significado delas. O que estas imagens têm a dizer sobre o corpo? Chame a atenção do grupo de Frida Kahlo para o fato de que é um autorretrato. Como a artista se vê ali? Por quê? Nos demais artistas, o que importava? A representação do corpo simplesmente? Por que aquelas formas, aquelas cores?
3 - Proponha que eles registrem pelo menos cinco percepções diferentes sobre as imagens.
4 - Em seguida, os grupos deverão fazer uma breve pesquisa sobre os autores e as respectivas obras: cada aluno fará, individualmente, a sua pesquisa em casa, trazendo os resultados para a próxima aula.
5 - Na aula seguinte, ajude-os a organizar as informações que serão apresentadas à turma.
6 - Para concluir, proponha que cada grupo realize uma colagem a partir de jornais, na qual estejam representadas suas percepções sobre o artista e a obra, utilizando apenas palavras.
7 - As colagens deverão ser feitas a partir da imagem trabalhada inicialmente, formando, ao seu redor, uma moldura de palavras. Atenção para a composição desta moldura: as palavras deverão preencher o espaço de forma retilínea!
8 - Cada grupo apresentará para turma os resultados de seu trabalho.
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UECE) Uma pilha é formada com eletrodos de alumínio e ouro que apresentam os potenciais de redução, respectivamente, -1,66 volts e 1,50 volts. Após analisar as características dessa pilha, pode-se afirmar corretamente que:
- História | 6.14 Guerra Fria
(PUC-RS) Sobre o Período da Guerra Fria (1945-1989), assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
XAVIER, C. Disponível em: http://www.releituras.com. Acesso em: 03 set. 2010.
Considerando a relação entre os usos oral e escrito da língua, tratada no texto, vefirica-se que a escrita:
- Biologia | 05. Embriologia
A figura ilustra os vasos sanguíneos maternos e fetais na região da placenta, responsável pela troca dos gases respiratórios oxigênio e dióxido de carbono.
Como a circulação e a ventilação pulmonar nos fetos só iniciam após o nascimento, conclui-se que o sangue do cordão umbilical é conduzido: