Texto base: O Restaurante Popular tem capacidade para 460 lugares. Esses lugares podem ser organizados de várias formas.
Enunciado:
Assinale com V se a alternativa for verdadeira e com F se for falsa, de acordo com essas formas.
( ) 400 + 6
( ) 4 grupos de 100 e 6 grupos de 10
( ) 460 lugares individuais
( ) 40 + 60
( ) 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 10
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
No segundo quadrinho da tirinha, podemos observar que um dos personagens vai embora da cena, deixando o outro falando sozinho.
Isso acontece porque:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Em uma gincana escolar sobre reciclagem e coleta seletiva, cada ano ficou responsável por arrecadar um determinado tipo de material: metal, plástico, vidro ou papel. A meta estipulada pela diretoria foi de 10 quilos de material por turma, totalizando 40 quilos. Após duas semanas de competição, o resultado parcial arrecadado foi afixado em um quadro no pátio, em que cada quadradinho corresponde a 1 quilo de material.
A razão entre a massa de material arrecadado e a meta total estipulada, considerando o conjunto de todas as turmas, é
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UESB)
O saquinavir é um antiviral indicado no tratamento do vírus da imunodeficiência adquirida, HIV. Estudos in vitro demonstraram que esse medicamento é eficaz tanto em infecções agudas quanto crônicas e apresenta uma maior ação antiviral em combinação com outros medicamentos. Porém, deve ser utilizado com precaução e acompanhamento médico devido aos efeitos colaterais que causa.
Considerando-se essas informações e a estrutura química desse medicamento, é correto afirmar:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(Uerj) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O poder criativo da imperfeição
Já escrevi sobre como nossas teorias científicas sobre o mundo são aproximações de uma realidade que podemos compreender apenas em parte. 1Nossos instrumentos de pesquisa, que tanto ampliam nossa visão de mundo, têm necessariamente limites de precisão. Não há dúvida de que Galileu, com seu telescópio, viu mais longe do que todos antes dele. Também não há dúvida de que hoje vemos muito mais longe do que Galileu poderia ter sonhado em 1610. E certamente, em cem anos, nossa visão cósmica terá sido ampliada de forma imprevisível.
No avanço do conhecimento científico, vemos um conceito que tem um papel essencial: simetria. Já desde os tempos de Platão, 2há a noção de que existe uma linguagem secreta da natureza, uma matemática por trás da ordem que observamos.
Platão – e, com ele, muitos matemáticos até hoje – acreditava que os conceitos matemáticos existiam em uma espécie de dimensão paralela, acessível apenas através da razão. Nesse caso, os teoremas da matemática (como o famoso teorema de Pitágoras) existem como verdades absolutas, que a mente humana, ao menos as mais aptas, pode ocasionalmente descobrir. Para os platônicos, 3a matemática é uma descoberta, e não uma invenção humana.
Ao menos no que diz respeito às forças que agem nas partículas fundamentais da matéria, a busca por uma teoria final da natureza é a encarnação moderna do sonho platônico de um código secreto da natureza. As teorias de unificação, como são chamadas, visam justamente a isso, formular todas as forças como manifestações de uma única, com sua simetria abrangendo as demais.
Culturalmente, é difícil não traçar uma linha entre as fés monoteístas e a busca por uma unidade da natureza nas ciências. Esse sonho, porém, é impossível de ser realizado.
Primeiro, porque nossas teorias são sempre temporárias, passíveis de ajustes e revisões futuras. Não existe uma teoria que possamos dizer final, pois 4nossas explicações mudam de acordo com o conhecimento acumulado que temos das coisas. Um século atrás, um elétron era algo muito diferente do que é hoje. Em cem anos, será algo muito diferente outra vez. Não podemos saber se as forças que conhecemos hoje são as únicas que existem.
Segundo, porque nossas teorias e as simetrias que detectamos nos padrões regulares da natureza são em geral aproximações. Não existe uma perfeição no mundo, apenas em nossas mentes. De fato, quando analisamos com calma as “unificações” da física, vemos que são aproximações que funcionam apenas dentro de certas condições.
O que encontramos são assimetrias, imperfeições que surgem desde as descrições das propriedades da matéria até as das moléculas que determinam a vida, as proteínas e os ácidos nucleicos (RNA e DNA). Por trás da riqueza que vemos nas formas materiais, encontramos a força criativa das imperfeições.
MARCELO GLEISER Adaptado de Folha de São Paulo, 25/08/2013.
A composição assimétrica da membrana plasmática possibilita alguns processos fundamentais para o funcionamento celular.
Um processo associado diretamente à estrutura assimétrica da membrana plasmática é:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Os organismos vivos interagem com o meio ambiente visando manter um ambiente interno que favoreça a sobrevivência, o crescimento e a reprodução. O oxigênio molecular obtido da atmosfera é vital para organismos aeróbios. Entretanto, espécies reativas formadas intracelularmente a partir do oxigênio ameaçam a integridade celular por meio da oxidação de biomoléculas, e podem comprometer processos biológicos importantes. Marque, entre as opções abaixo, a que apresenta exemplo de enzima antioxidativa que pode minimizar danos causados ao organismo pelas espécies reativas de oxigênio.