Read the story and find out who is Chris.
Chris is a ______________________.
Questões relacionadas
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
O quadro ilustra um experimento que utilizou ervilhas de cheiro, em que as plantas parentais (P) eram de linhagens puras.
Os resultados obtidos em F2 permitiram concluir que os genes que determinam a forma e os genes que determinam a cor das ervilhas:
- Química | 2.5 Oxirredução
Os riscos apresentados pelos produtos dependem de suas propriedades e da reatividade quando em contato com outras substâncias. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias incompatíveis e de uso cotidiano em fábricas, hospitais e laboratórios, a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte. O quadro elenca algumas dessas incompatibilidades, que podem levar à ocorrência de acidentes.
Substância
Incompatibilidade
Riscos associados
Ácidos minerais fortes concentrados
Bases fortes
Cianetos
Hipoclorito de sódio
Reação enérgica, explosão, produção de oxidante forte e produto tóxico
Ácido nítrico concentrado
Matéria orgânica
Reação enérgica, explosão e produto tóxico
Considere que houve o descarte indevido de dois conjuntos de substâncias:
(1) ácido clorídrico concentrado com cianeto de potássio;
(2) ácido nítrico concentrado com sacarose.
Disponível em: www.fiocruz.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).
O descarte dos conjuntos (1) e (2) resultará, respectivamente, em
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
Débora e Marta foram a um shopping e decidiram almoçar na praça de alimentação. Cada uma se dirigiu a um restaurante diferente. Débora comeu 320 gramas de alimentos e pagou R$ 9,25. Marta comeu 350 gramas e pagou R$ 11,30. Assim,
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, assista e comente com a turma o vídeo "A cigarra e a formiga" disponível no site: https://www.youtube.com/watch?v=bm-dfNzEaDs
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que, em pequenos grupos, utilizando as imagens, escrevam um diálogo entre a formiga e a cigarra cujo tema seja “Responsabilidade”.
Diálogo entre a formiga e a cigarra: Responsabilidade
Cenas
Era uma vez uma cigarra que, durante o verão, passava os dias a cantar, enquanto a formiga apenas trabalhava estocando mantimentos para o período de inverno.
Mas a formiga não se deixou, levar pela conversa da cigarra.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/375980268878716867/?lp=true>. Acesso em: 23 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, explique aos alunos que a fábula “A cigarra e a formiga" fala sobre a importância de ter responsabilidade, conciliando lazer e trabalho, preparando-se para o que está por vir.
3.2. Pergunte aos alunos, qual a responsabilidade que vocês têm:
a) Na escola: ---------------------------------------------------------------------
b) Em casa: -----------------------------------------------------------------------
3.3. Solicite aos alunos que marquem com um (X) as responsabilidades que vocês têm mais dificuldade em cumprir.
( ) Guardar os brinquedos
( ) Tomar banho na hora certa
( ) Fazer a tarefa de casa
( ) Cuidar do material escolar
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Los higos y las avispas que los polinizan presentan uno de los ejemplos favoritos favoritos de los biólogos sobre
una relación beneficiosa entre dos especies diferentes. A cambio del servicio de la polinización que ofrece la
avispa, la fruta del higuerón suministra hospedaje y alimentación a las crías en desarrollo de la avispa. Sin
[4] embargo, éstas no siempre polinizan al higo. Los higuerones entonces castigan a las tramposas dejando caer las
frutas que no han sido polinizadas, matando así a las crías de las avispas que están dentro de la fruta, informan
científicos de Instituto Smithsonian de Investigaciones Tropicales (STRI, en inglés).
[7] Sus resultados, publicados en Proceedings of the Royal Society, muestran que las sanciones contra
tramposos pueden ser críticas para mantener la relación. “Las relaciones necesitan reciprocidad. Queremos saber
qué fuerzas mantienen este arreglo de 80 millones de años entre los higuerones y sus avispas polinizadoras”
[10] comentó Charlotte Jandér, la autora principal del artículo, quien llevó a cabo el estudio como becaria pre
doctoral en STRI.
“¿Qué hace que las avispas renuncien a obtener los beneficios de la relación al no pagar los costos?”
[13] Algunas especies de avispas portan polen pasivamente, el cual se les pega al cuerpo. Otras colectan el polen
activamente en bolsas especiales. Jandér evalúa la habilidad de seis diferentes pares de especies de higuerón
y avispa de higuerón para regular las trampas. Charlotte introduce, ya sea una sola avispa sin polen o una avispa
[16] que porta polen, dentro de una bolsa de redecilla que contiene un higo sin polinizar. Las avispas entran en los
higos y dejan sus huevos. Jandér encontró que los árboles con frecuencia dejan caer los higos no polinizados
antes de que las jóvenes avispas puedan madurar.
[19] “Esto se trata realmente sobre un tema muy humano de crimen y castigo. Encontramos que en las
especies que son polinizadas activamente — cuando se gasta tiempo y energía para colectar y depositar el polen
— aquéllas avispas que no proporcionaron el servicio básico de la polinización fueron sancionadas. Sin
[22] embargo, en las especies que son polinizadas de forma pasiva — cuando las avispas no tienen la necesidad de
esforzarse para polinizar — no hubo penalidades” aseguró Allen Herre, científico del cuerpo de investigadores
de STRI. “Aunque aún debemos entender claramente los costos asociados con la aplicación de las sanciones,
[25] pareciera que las mismas están presentes solo cuando se necesitan.”
“Las sanciones parecen ser una fuerza necesaria para mantener en regla esta, y otras relaciones de
mutuo beneficio. En nuestro estudio, vimos menos trampas cuando las sanciones eran más fuertes”, agrega
[28] Jandér. Los mismos resultados se han encontrado tanto para las asociaciones entre los seres humanos que entre
los insectos sociales. Es muy atractivo el pensar que los mismos principios generales pueden ayudar a mantener
la cooperación tanto dentro como entre especies.
Internet: (con adaptaciones).
A partir del texto precedente, juzgue lo ítem.
El fruto del higuerón forma parte de la alimentación de animales silvestres.