Débora e Marta foram a um shopping e decidiram almoçar na praça de alimentação. Cada uma se dirigiu a um restaurante diferente. Débora comeu 320 gramas de alimentos e pagou R$ 9,25. Marta comeu 350 gramas e pagou R$ 11,30. Assim,
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 13. Adjetives: Feeling and Emotions (Adjetivos para os Estados Emocionais)
Look at the picture and answer the question.
- Química | 4. Química Ambiental
O solvente tetracloroeteno ou percloroetileno é largamente utilizado na indústria de lavagem a seco e em diversas outras indústrias, tais como a de fabricação de gases refrigerantes. Os vapores desse solvente, quando expostos à elevada temperatura na presença de oxigénio e água, sofrem degradação produzindo gases poluentes, conforme representado pela equação:
BORGES, L. D.; MACHADO, P. F. L. Lavagem a seco. Quimica Nova na Escola, n 1. fev. 2013 (adaptado).
Os produtos dessa degradação, quando lançados no meio ambiente, contribuem para a
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2018 1ª FASE) A mandioca, uma das principais fontes de carboidratos da alimentação brasileira, possui algumas variedades conhecidas popularmente como “mandioca brava”, devido a sua toxicidade. Essa toxicidade se deve à grande quantidade de cianeto de hidrogênio (HCN) liberado quando o tecido vegetal é rompido.
Após cada etapa do processamento para a produção de farinha de mandioca seca, representado pelo esquema a seguir, quantificou se o total de HCN nas amostras, conforme mostrado no gráfico que acompanha o esquema.
O que ocorre com o HCN nas Etapas 2 e 3?
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
O que a internet esconde de você
Para cada site que você pode visitar, existem pelo menos 400 outros que não consegue acessar. Eles existem, estão lá, mas são invisíveis. Estão presos num buraco negro digital maior do que a própria internet. A cada vez que você interage com um amigo nas redes sociais, vários outros são ignorados e têm as mensagens enterradas num enorme cemitério on-line. E, quando você faz uma pesquisa no Google, não recebe os resultados de fato — e sim uma versão maquiada, previamente modificada de acordo com critérios secretos. Sim, tudo isso é verdade — e não é nenhuma grande conspiração. Acontece todos os dias sem que você perceba. Pegue seu chapéu de Indiana Jones e vamos explorar a web perdida.
GRAVATÁ, A. Superinteressante, nov. 2011 (fragmento).
Os gêneros do discurso jornalístico, geralmente a manchete, a notícia e a reportagem, exigem um repórter que não diz “eu”, nem mesmo que se refira ao leitor do texto explicitamente. No trecho lido, ao contrário, é recorrente o emprego de “você”, o qual:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Pneumotórax
Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
– Diga trinta e três.
– Trinta e três... trinta e três ... trinta e três ...
– Respire.
..............................................................................................
– O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
– Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
– Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira. 2000.
Publicado em 1930, no livro Libertinagem, o poema Pneumotórax apresenta uma narrativa curta cujo eu-lírico se vê sem saída em relação aos problemas pulmonares. No poema, é possível considerar que “tocar um tango argentino” é uma expressão empregada para