Analise- a charge a seguir para resolver a questão
Disponível em: <educadores.dia a dia.pr.gov.br>. Acesso em: 11 set. 2012.
A charge satiriza
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Documento 1
Imagem das manifestações populares de junho de 2013: Ocupação do Congresso Nacional
Documento 2
Letra de música do compositor baiano Tom Zé sobre as manifestações de junho de 2013
Povo Novo
A minha dor está na rua
Ainda crua
Em ato um tanto beato, mas
Calar a boca, nunca mais!
O povo novo quer muito mais
Do que desfile pela paz
Mas
Quer muito mais
Quero gritar na
Próxima esquina
Olha a menina
O que gritar ah, o
Olha menino, que a direita
Já se azeita,
Querendo entrar na receita, mas
De gororoba, nunca mais
Já me deu azia, me deu gastura
Essa politicaradura
Dura,
Que rapa-dura!".
Glossário:
beato – beatificado pela Igreja, religioso.
gororoba – comida ruim, mistura.
Disponível em: <http://musica.com.br/artistas/tom-ze/m/povo-novo/letra.html>.
Acesso em: 10 jan. 2015.
A imagem e a letra de música apresentam indícios de que no Brasil vive-se em uma democracia.
Isso significa que a população brasileira
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O gráfico a seguir mostra o nível de água no sistema Cantareira, manancial que abastece uma parte do estado de São Paulo.
Qual foi o primeiro dia do gráfico em que o nível ficou abaixo de 18,00%?
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Uma porca sextavada tem o formato de um hexágono regular com um furo, representado por um círculo de centro O, o mesmo centro do hexágono regular.
Essa porca será girada em torno de seu centro, no sentido horário, de forma que o segmento AB se posicione exatamente onde está o segmento BC.
A amplitude dessa rotação será de
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Performance
Definição
Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening (os dois termos aparecem em diversas ocasiões como sinônimos), sendo que neste o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público. A performance deve ser compreendida a partir dos desenvolvimentos da arte pop, do minimalismo e da arte conceitual, que tomam a cena artística nas décadas de 1960 e 1970. A arte contemporânea, põe em cheque os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. Nesse contexto, instalações, happenings e performances são amplamente realizados, sinalizando um certo espírito das novas orientações da arte: as tentativas de dirigir a criação artística às coisas do mundo, à natureza e à realidade urbana. Cada vez mais as obras articulam diferentes modalidades de arte - dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura etc. - desafiando as classificações habituais e colocando em questão a própria definição de arte. As relações entre arte e vida cotidiana, assim como o rompimento das barreiras entre arte e não-arte constituem preocupações centrais para a performance (e para parte considerável das vertentes contemporâneas, por exemplo arte ambiente, arte pública, arte processual, arte conceitual, land art, etc.), o que permite flagrar sua filiação às experiências realizadas pelos surrealistas e sobretudo pelos dadaístas.
As performances conhecem inflexões distintas no interior do grupo Fluxus. As exibições organizadas por Georges Maciunas (1931-1978), entre 1961 e 1963, dão uma projeção inédita a essa nova forma de arte. Os experimentos de Nam June Paik (1932), assim como os de John Cage (1912-1992) - por exemplo, Theather Piece # 1, 1952 -, que associam performance, música, vídeo e televisão, estão comprometidos com a exploração de sons e ruídos tirados do cotidiano, desenhando claramente o projeto do Fluxus de romper as barreiras entre arte/não-arte. O nome de Joseph Beuys (1921-1986) liga-se também ao grupo e à realização de performances - nome que ele recusava, preferindo o termo "ação" - que se particularizam pelas conexões que estabelecem com um universo mitológico, mágico e espiritual.
Trabalhos muito diferentes entre si, realizados entre 1960 e 1970, aparecem descritos como performances, o que chama a atenção para as dificuldades de delimitar os contornos específicos dessa modalidade de arte.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3646
Converse com a turma sobre esse assunto, e peça que pesquisem para aprofundar o tema em livros, revistas, jornais e sites da internet. Abra um espaço para que discutam e troquem as informações pesquisadas, explore bem o tema e depois proponha aos alunos a realização de uma performance bastante simples e praticada por grupos de teatro amadores. O vestuário deve ser bem básico, como o preto ou branco, e o rosto deve ser pintado de branco, contornos dos olhos e boca de preto. Divida a turma em grupos de seis e a cada dia um grupo de alunos deverá, no horário de recreio, escolher aleatoriamente um aluno de outra turma, chegar perto, do lado ou atrás e imitar todos os seus gestos, essa atuação não deve durar mais do que 1 ou 2 minutos.
Depois de realizadas as performances, abra uma roda de discussão e junto com a turma avalie como foi essa vivência.
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Na figura seguinte, são dados os pontos S, T, I, A, B, C e D.
Sabe-se que o ponto I é o incentro do triângulo RST, ou seja, é o ponto de encontro das bissetrizes desse triângulo. Desse modo, qual, dentre os pontos indicados nas alternativas, coincide com o vértice R do triângulo RST?