Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia a história em quadrinhos com os alunos. Explore o título, as imagens e os diálogos.
1.2. Pergunte aos alunos:
a) O que é que sabendo usar não vai faltar? Por quê?
b) Onde as crianças estão? As crianças estão felizes? Por quê?
c) Por que Pepeu está preocupado? O que aconteceu com o dinheiro do Pepeu? Por que isso aconteceu?
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que, em grupos, continuem a contar a história “Sabendo usar não vai faltar” utilizando os dois últimos quadrinhos. Coloque o trabalho dos alunos num lugar de destaque na escola.
2.2. Professor, caso queira contar a história em quadrinhos completa para os alunos é só acessar o site: http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos grupos que preparem uma belíssima apresentação com a história em quadrinhos que eles completaram: Sabendo usar, não vai faltar.