Explicaê

01

Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)

Enunciado:

1. Primeiro passo  

1.1. Professor, leia a história em quadrinhos com os alunos. Explore o título, as imagens e os diálogos.

1.2. Pergunte aos alunos:

a) O que é que sabendo usar não vai faltar? Por quê?

b) Onde as crianças estão? As crianças estão felizes? Por quê?

c) Por que Pepeu está preocupado? O que aconteceu com o dinheiro do Pepeu? Por que isso aconteceu?

 

img_Q107609_QC438119_0_original.png?1531 

img_Q107609_QC438119_1_original.png?1531 

Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]  


2. Segundo passo  

2.1. Professor, solicite aos alunos que, em grupos, continuem a contar a história “Sabendo usar não vai faltar” utilizando os dois últimos quadrinhos.  Coloque o trabalho dos alunos num lugar de destaque na escola.  

2.2. Professor, caso queira contar a história em quadrinhos completa para os alunos é só acessar o site: http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf  


   3. Terceiro passo  

3.1. Professor, peça aos grupos que preparem uma belíssima apresentação com a história em quadrinhos que eles completaram:   Sabendo usar, não vai faltar.