Leia a charge a seguir.
Disponível em: <http://www.iltonbruno.blogspot.com>. Acesso em: 11 set. 2012.
Explique por que o autor da charge compara a fome com uma dízima periódica.
Questões relacionadas
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(UECE) Nas areias das praias de todo o mundo, as conchas, estruturas de proteção típicas dos moluscos, são objetos de desejo de muitas pessoas fascinadas por sua beleza e diversidade. Sobre os moluscos, pode-se afirmar corretamente que:
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Joãozinho tinha muitos brinquedos:
- 3 bolas de futebol
- 2 skates
- 4 bonés
- 9 carrinhos
Resolveu então doar alguns deles:
- 2 bolas de futebol
- 1 skate
- 2 bonés
- 6 carrinhos
Marque, entre as respostas a seguir, aquela que indica com quantos brinquedos Joãozinho ficou após a doação.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto abaixo.
Obesidade e desnutrição podem estar associadas?
Segundo o endocrinologista Márcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a resposta é sim. A obesidade representa um estado de excesso nutricional do ponto de vista calórico, ou seja, provém de uma ingestão exagerada de macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas). No entanto, paralelamente ao excedente valor calórico, o indivíduo obeso pode apresentar deficiência de micronutrientes, que são as vitaminas e os sais minerais. A escolha inadequada dos alimentos é a grande responsável pela combinação de obesidade e desnutrição. Disponível em: <http://portaldocoracao.uol.com.br/obesidade/obesidade-e-
desnutrico-podem-estar-associadas>. Acesso em: 27 jan. 2017. Adaptado.
Para evitar a desnutrição obesa, os indivíduos devem evitar:
- Ciências - Fundamental | 02. Propriedades físicas dos materiais
Texto introdutório: O ser humano promove transformações no ambiente em busca do próprio conforto. Para construir estradas e ruas, é preciso reduzir a cobertura vegetal, canalizar rios e córregos e pavimentar com asfalto, o que pode prejudicar o ciclo da água e afetar o clima. Essas mudanças trazem diversas consequências. É importante refletir sobre essas interferências humanas e buscar soluções para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente.
Como a pavimentação pode afetar o ciclo da água?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais necessários
- Máquina fotográfica.
- Folhas de papel sulfite para desenho. (Uma por aluno).
- Lápis grafite e borracha.
- Lápis de cor. (Não obrigatório).
- Folhas de papel vegetal. (Uma por aluno).
- Materiais necessários para a montagem da criação coletiva. (A decidir com os alunos).
Procedimento
1 º.Iniciar a aula debatendo com os alunos sobre o lugar das obras de arte. Mostre aos alunos imagens de obras de arte em lugares inusitados, como praças, dentro de lagos ou no mar, penduradas nas janelas dos lugares, nos muros, na rua e etc. Peça a eles que busquem imagens também, em uma pesquisa para a próxima aula.
2 º.Na aula seguinte, leia para os alunos sobre a Land Art. Tire todas as dúvidas e proponha a atividade, que será feita com o grupão. Leve os alunos para darem uma volta pela escola e observarem um local interessante, onde eles poderiam instalar um trabalho artístico no estilo da Land Art.
3 º.Coloque o local em votação. Decidido, peça que observem o lugar com atenção, para que consigam fazer um desenho de observação dele. Se puder, providencie umas pranchetas ou um caderno de capa dura para que as crianças fiquem sentadas e façam o desenho. Colorir é opcional.
4 º.Em sala de aula, dê para cada aluno uma folha de papel vegetal. Peça a eles que sobreponham o desenho que fizeram e que insiram somente na folha de vegetal, um ou mais objetos que gostariam de colocar ali, mas esses objetos não podem “combinar” com o local, devem ser inusitados, para fazer sentido para eles, mostre novamente obras de Land Art que utilizaram a técnica que você está trabalhando com os alunos.
5 º.Recolha as folhas desenhadas e o papel vegetal de cada aluno. Exponha para a votação em uma apenas, pois o grupo inteiro fará apenas uma intervenção no local. Preparem o material sugerido no trabalho vencedor e mãos à obra.
6 º.Peça a autorização da direção para fazer a interferência. Fotografe e deixe que as pessoas apreciem o que fizeram. Prepare seus alunos para conseguirem explicar aos visitantes o que fizeram e o que significa Land Art.