Explicaê

01

 - O professor introduzirá o tema, levantando entre os alunos, seus conhecimentos e

    envolvimento com a fotografia. Isso pode ser feito através de debate com perguntas    

  norteadoras como as exemplificadas abaixo:

 

  • - Você tem o hábito de fotografar o quê?
  • - Que tipo de aparelho é usado para realizar suas fotografias?
  • - Seus pais têm muitas fotos de antes de você nascer?
  • - E seus avôs?
  • - Na sua casa tem, ou já teve algum aparelho fotográfico não digital?
  • - Você tem ideia de quando surgiu a fotografia?

 - Com essa última pergunta, o professor aprofundará na história da Fotografia enquanto  

  técnica de registro de imagens.  

 

  -   https://blog.emania.com.br/evolucao-da-fotografia-entenda-como-surgiram-os-estilos-que- você sabe-hoje/  

  https://www.infoescola.com/artes/fotografia/  

  possuem  apanhados históricos e bem ilustrados das invenções que possibilitaram a criação  

  da técnica fotográfica tal qual conhecemos hoje.  

- Mostre para a turma algumas imagens de aparelhos que visam ilustrar melhor a evolução dos  

  aparelhos fotográficos existentes no decorrer da história.  

  Câmera escura.    

Disponível:  

  http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1ochLWu8_gy-SBC1QijEH9dxWBRoomAwKDXd7Asi9qytT3aFJ  

  http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRs2Fka3krtjI7Rd2_iFyxx_nABJ6DVDfVhfz7xBYmz12M8SSwLSg  

  Câmera lúcida  

Disponível:   http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRlG4ekmgx6jlNLxEed0chNHsXhpbD7P6R0zit0HHAn_hn1JXz

  http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGp4z2xIVsXgSexueAxzUnCIHknbQ7o0RR1eAJ6Tf3nqaER5OpxA  

  Película  

 Disponível:   http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCgH7WBPAegh5T-ns_S3auHmobhhAA_cMcUDjip4On9K5zXC9V


- Se for possível, o professor pode trazer fotos e aparelhos fotográficos antigos, bem  

  negativos em película e em vidro para que os alunos possam manuseá-los.    

- O professor deve levantar com os alunos as diferentes funções da fotografia na sociedade  

  contemporânea. Também nesse caso, algumas perguntas podem nortear o debate:  

   

  • - Onde vemos imagens fotográficas hoje?
  • - Quais as funções dessas imagens?
  • - Essas imagens representam, necessariamente, a realidade?

 - Para cada uma das funções levantadas, é interessante que se apresente imagens para serem  

  projetadas em aula. É importante que, durante a exibição das imagens, o professor estimule  

  os alunos a evidenciar todas as informações presentes em cada foto.  

 Disponível:  http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-%20mCHB8q9D3XKr1loWInjsnkgg7dZ04ALvu_vzcseqs0wiRAsxQ

  http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAXMgxdjgEesfPF7MZ1RoRd3cxDGFNPc22dKFB2u1n4CvMFqKnbQ  

  http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNg6GmpWFUIyL26LPNc7I9_VS8Y4FmnPKS8juUvJFxSlz9_3rQ  

  http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVXfUyc1wMf4KPlZd6GEy8xksGRP6Bbhfkzjuj49XrgA0NOXI6

  http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg771SQiV3HbT_E8DNfz9rLS0g39CxUOmLNMyNlXFfkstXu0wn  

  http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-X5Q07QKMcsYj4eRMPuJ0K-iS2WOFvSXL7PQLcXj3EFiVX20f  

  http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo03fLng3meYJSSua0EyiMhq_5y667Kgs1g99l04o7R-v_BXd0  

  http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR53HmDcGLK8IrOGz3KTV9OVdEOcl2hZ9zLPTD-sef-v3MzIHRW  

  http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS1lAbcUtp5us6bcPRvSTgGnjwDUdqomzD6R-lD7FqPH4aBybteiw  

  http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT2kOkRg6zBEvyuH1VHTfYZiawnOPuTIghrYn--g4poo75B2neksA  

  http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXGNoMPCr4sF4xdrp6XINvFmyDku9YNOSX4gcrpobEz69r57Z_ZQ  

  http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRn1GaOKQe0gGbN9N7qQ_J_zPh-1FLeks0XDqo8LO4VWLm-wvjYg  

- Para auxiliar na discussão sobre as funções da fotografia e a diferença entre fotografia artística e documental, o professor pode se valer do texto "Fotografia e História" de Ana Maria Mauad, presente no site : http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-%204.pdf

 

- Uma vez entendidas as diferentes funções da fotografia, o professor iniciará a parte prática  

  dos trabalhos.  

- Os alunos terão que planejar, em sala, um ensaio fotográfico artístico individual, cujo tema  

  será o cotidiano pessoal de cada um.  

- Para auxiliá-los, o professor deve apresentar aos alunos o  

  site    http://www.dicasdefotografia.com.br/ com dicas sobre fotografia e projetar imagens  

  chamando atenção para as atividades cotidianas que cada um pode retratar com um olhar  

  artístico.  

- Durante a aula os alunos mostrarão suas ideias ao professor que poderá sugerir ângulos, uso  

  da fotografia colorida ou preta e branca, distância etc.  

- Os alunos terão uma semana para realizar no mínimo 5 fotografias e no máximo 10.  

- Cada aluno terá de apresentar um trabalho individual, mas o professor pode sugerir que eles  

  montem grupos para se auxiliarem.  

- As fotos devem ser entregues em mídias digitais e podem ser realizadas com máquinas  

  fotográficas ou celulares.  

- Com as fotografias prontas, o professor deve projetá-las em aula para que todos os alunos  

  possam apreciá-las e discuti-las. Em seguida, deve escolher um local na escola para que os  

  trabalhos sejam expostos, impressos ou revelados de acordo com as possibilidades da escola.  - Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre a melhor  disposição para a apresentação de seus trabalhos.  

   Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41475