O rio Nilo foi muito importante para a organização da população que se estabeleceu em suas margens. Primeiramente organizados em nomos, os antigos egípcios eram governados por nomarcas. Com o tempo, essa situação se modificou e os nomos uniram-se, formando um grande reino governado pelo faraó. Podemos atribuir esse processo de unificação, entre outros fatores, à
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.2 Clássica
O que estamos dizendo é confirmado pelo que acontece nas cidades-estado: os legisladores tornam bons os cidadãos por meio dos hábitos que lhes incutem. Esse é o propósito de todos os legisladores, e quem não consegue lançar tal meta falha no desempenho de sua missão, e é exatamente neste ponto que reside a diferença entre a boa e a má constituição.
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).
A construção do Sumo Bem, segundo Aristóteles, perpassa pela atuação dos legisladores no(a)
- História | A. Grécia
(UPE) É bem provável que você tenha ouvido falar de Alexandre, o Grande (no mínimo, por causa do filme com Collin Farrell e Angelina Jolie). É bem provável que tenha ouvido falar da democracia ateniense. Mas também é bastante provável que nunca tenha se dado conta de que esses dois extremos do espectro político, a democracia e a monarquia absoluta, assim como as sociedades e os mundos diametralmente opostos por ele definidos estivessem separados no mundo antigo pela duração de uma vida.
SCOTT, Michael. Dos democratas aos reis. Rio de Janeiro: Record, 2012, p. 24.
Entre os anos finais da democracia ateniense (c. 403 a.C.) e o domínio macedônico (388 a.C.), a(s) principal(ais) característica(s) sociopolítica(s) de Atenas foi(foram) a
- História | 2.3 Segundo Reinado
Que aspecto histórico da escravidão no Brasil no séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A atividade será composta de cinco momentos. Seria interessante aplicá-la como fechamento do conteúdo e como uma proposta prática e teórica abordando o conteúdo da performance juntamente com uma dinâmica do corpo.
1.º Serão distribuídos, previamente, em aulas anteriores, uma proposta de pesquisa teórica sobre performance. Para guiar os alunos, podem ser sugeridos nomes de obras ou de artistas pelo professor. Exemplos: Marina Abramovic, Hélio Oiticica, Berna Reale, dentre outros. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2º Os alunos podem ser divididos em duplas para fazerem a atividade. As duplas serão orientadas a trazerem algo de significativo que represente o trabalho do artista pesquisado. Poderá ser um movimento do corpo, uma coreografia ou pose estática. Além da parte performática, o aluno deverá ser capaz de apresentar de maneira breve e sucinta o conteúdo relacionado ao trabalho estudado usando mídias variadas (PowerPoint, vídeo, etc.).
3º Exponha as pesquisas para que todos tenham acesso às informações coletadas. Essa parte é bastante importante para o próximo item a ser trabalhado.
4º No dia marcado para as performances, os alunos que ficarão assistindo à apresentação dos outros serão convidados a identificar o artista ou obra escolhidos pelos colegas.
5º Como uma conclusão, após as apresentações, recorrer à autoavaliação.
Sugestão de sites para pesquisa sobre artistas performáticos:
Marina Abramovic. Disponível em:<http://www.iea.usp.br/noticias/as-multiplas-facetas-da-arte-performativa-de-marina-abramovic>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Hélio Oiticica. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Berna Reale. Disponível em: <http://bernareale.com/home.html>. Acesso em: 20 abr. 2015.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <http://goo.gl/M8VN8f>. Acesso em: 15 jun. 2016.
Considerando as informações fornecidas pelo gráfico
a) explique o que foi o chamado “milagre econômico” brasileiro ocorrido durante a ditadura militar no país.
b) identifique os limites e contradições que marcaram a construção dessa política econômica no Brasil.