Observa la viñeta sobre los problemas climáticos.
El objetivo de la viñeta es
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Texto base: A questão baseia-se na anedota a seguir. Certo dia, um cientista famoso estava a caminho de mais uma conferência quando seu motorista propôs: — Patrão, já ouvi seu discurso tantas vezes que aposto que eu mesmo podia fazê-lo. — Duvido! – disse o cientista. Quando chegaram, o cientista pôs o chapéu do motorista e se instalou na última fila. O motorista foi ao palco e fez a palestra. Depois, conseguiu responder a várias perguntas. Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima. Por um momento, o motorista entrou em pânico, mas logo se refez. — Essa pergunta é tão fácil, mas tão fácil, que vou deixar meu motorista, lá na última fila, responder. As melhores piadas de Seleções: rir é o melhor remédio. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2004. p. 108.
Enunciado:
Releia o trecho: “Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima.”.
A vírgula separa o termo “vitorioso” porque:
- Biologia | 8.6 Verminoses
Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.
Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).
Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UEFS) Tratando-se de um campo magnético produzido no eixo do solenoide percorrido por uma corrente elétrica, analise as proposições, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O módulo do campo magnético é proporcional ao número de espiras por unidade de comprimento do solenoide.
( ) A intensidade do campo magnético diminui quando uma barra de ferro é introduzida no seu interior.
( ) O módulo do campo magnético é proporcional à intensidade da corrente elétrica que percorre o solenoide.
A partir da análise dessas proposições, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Gregório de Matos definiu, no século XVII, o amor e a sensualidade carnal.
O Amor é finalmente um embaraço de pernas, união de barrigas, um breve tremor de artérias.
Uma confusão de bocas, uma batalha de veias, um rebuliço de ancas, quem diz outra coisa é besta.
VAINFAS, R. Brasil de todos os pecados. Revista de História. Ano1. n°1. Rio de Janeiro:Biblioteca Nacional. nov. 2003.
Vilhena descreveu ao seu amigo Filopono, no século XVIII, a sensualidade nas ruas de Salvador.
Causa essencial de muitas moléstias nesta cidade é a desordenada paixão sensual que atropela e relaxa o rigor da Justiça, as leis divinas, eclesiásticas, civis e criminais. Logo que anoitece, entulham as ruas libidinosos, vadios e ociosos de um e outro sexo. Vagam pelas ruas e, sem pejo, fazem gala da sua torpeza.
VILHENA. L.S. A Bahia no século XVIII. Coleção Baiana. v.1. Salvador: Itapuã, 1969 (adaptado).
A sensualidade foi assunto recorrente no Brasil colonial. Opiniões se dividiam quando o tema afrontava diretamente os “bons costumes”. Nesse contexto, contribuía para explicar essas divergências
- Química | 2.8 Radioatividade
(FATEC) Leia o texto.
Um dos piores acidentes nucleares de todos os tempos completa 30 anos em 2016. Na madrugada do dia 25 de abril, o reator número 4 da Estação Nuclear de Chernobyl explodiu, liberando uma grande quantidade de Sr - 90 no meio ambiente que persiste até hoje em locais próximos ao acidente. Isso se deve ao período de meia-vida do Sr - 90, que é de aproximadamente 28 anos.
O Sr - 90 é um beta emissor, ou seja, emite uma partícula beta, transformando-se em Y - 90. A contaminação pelo Y - 90 representa um sério risco à saúde humana, pois esse elemento substitui com facilidade o cálcio dos ossos, dificultando a sua eliminação pelo corpo humano.
http://tinyurl.com/jzljzwc.%20Acesso%20em:%2030.08.2016.%20Adaptado.
Em 2016, em relação à quantidade de Sr - 90 liberada no acidente, a quantidade de Sr - 90 que se transformou em Y - 90 foi, aproximadamente, de: