MATERIAIS
- Folhas
- Papel color set ou canson branco
- Lápis pastel a óleo
- Pincéis macios
- Recipiente para água
- Papel toalha
- Tinta Aquarela – cores variadas
- Avental
- Jornal
PROCEDIMENTOS
- O professor vai convidar as crianças para fazerem um passeio nos arredores da escola (pátio,
jardins, etc) para que eles recolham folhas no chão de diferentes formatos e tamanhos. O
professor também poderá pedir para as crianças trazerem folhas de casa, um dia antes
de fazer esta atividade.
- Divida a sala em grupo de até 04 crianças. Distribua as folhas e o papel para os grupos.
OBS: as crianças vão se sentar em grupo para terem maior diversidade de folhas para
desenhar, mais o trabalho será feito individualmente.
- Instrua as crianças para escolher uma folha maior. Peça para colocar esta folha sobre o papel,
e depois traçar o contorno da mesma.
- Repita este processo para todas as outras folhas. Incentive as crianças a colocar as folhas
sobrepostas . As crianças podem posicionar as folhas como quiserem, uma vez que as nossas
folhas são sopradas pelo vento.
Fonte: http://creativemoon.co/?cat=7
- Peça as crianças que olhem atentamente para as veias das folhas. Saliente que algumas
folhas têm veias mais retas e algumas mais curvas. Incentive as crianças a desenhar veias nas
folhas, fazendo uma textura no desenho. Peça que façam apenas de 5 a 7 veias para cada
folha e evite fazer mais (fazendo muitas veias fica parecido com uma teia de aranha).
- Oriente as crianças a contornar cada folha e suas veias com o lápis pastel a óleo. As crianças
podem usar cores diferentes para contorno e veias da mesma folha.
- Incentive-as a desenhar (vento) com pastel a óleo branco (ondas e espirais) na folha em
alguns espaços em branco.
- Distribua os aventais para as crianças, forre as mesas e comece a pintar com a tinta aquarela.
- Oriente as crianças para escolher cores da sua preferência para fazer esta pintura.
- Instrua para primeiro pintar uma parte da folha. Enquanto a tinta estiver molhada, adicione
rapidamente a segunda cor às áreas mais próximas.
- Assista a magia da segunda tinta fluindo para a área da primeira pintura.
- As crianças podem adicionar terceira cor, se quiserem. Repita o processo para todas as
folhas.
- Oriente as crianças a pintar o espaço que não foi desenhado (fundo da pintura). Pinte o
vento, mas não as folhas. As folhas devem ser pintadas ao redor.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo de desenho e pintura.
- Coloque a obra de arte cuidadosamente em uma superfície horizontal e deixe-a secar
completamente (caso contrário, as aquarelas podem vazar)
- Depois de pronto, peça as crianças para assinar seu trabalho e dar um nome para sua obra.
Fonte: http://creativemoon.co/?cat=7
Fonte: http://creativemoon.co/?cat=7
ESCOLHENDO CORES