Uma carga pontual
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Leia a seguir as informações que fazem parte de uma reportagem sobre a confirmação da presença de superbactéria em um hospital da capital mineira.
O texto lido faz, em forma de tópicos, a exposição sobre uma matéria da área médica. Qual a importância dessa forma de organização?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Dentre as práticas dos abolicionistas podemos citar:
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(UPE) Acredito que a maioria dos palestinos não morra de amores por Israel, mas eles aceitam, a contragosto, que os judeus israelenses não vão sair de lá. Da mesma maneira que os judeus israelenses – a contragosto – também aceitam que os palestinos estão aqui para ficar. Essa não é uma base para uma lua de mel, mas talvez para um divórcio justo, como no caso da República Tcheca e da Eslováquia.
Amós Oz ao jornal alemão Deutsch Welle, publicado no Brasil pela Carta Capital, em 05 de agosto de 2014.
O texto em questão, do Nobel da Paz Amós Oz, é uma reflexão sobre os atuais conflitos no Oriente Médio. No contexto do século passado, o principal evento histórico, considerado um marco na história desse conflito, foi a
- Química | 2.6 Eletroquímica
As pilhas alcalinas são um tipo de pilha de Leclanché, e possuem diferença de potencial relativamente baixa, podendo ser encontradas em controles remotos, relógios e diversas lanternas no dia-a-dia. Uma vantagem dessa pilha sobre as pilhas de Danniel é que elas possuem pouca umidade, necessária apenas para a passagem de corrente elétrica e por isso também são conhecidas como “pilhas secas”. A figura abaixo mostra um exemplo dessa pilha, que é constituída por materiais como óxido de manganês, cloreto de zinco, cloreto de amônio e carvão em pó envolvendo uma barra de grafite. A pilha é revestida por um plástico e possui uma tampa de aço como o seu polo positivo.
Nessa pilha, o componente que atuaria como ânodo seria o(a):
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) A verdade é que não me preocupo muito com o outro mundo. Admito Deus, pagador celeste dos meus trabalhadores, mal remunerados cá na terra, e admito o diabo, futuro carrasco do ladrão que me furtou uma vaca de raça. Tenho, portanto, um pouco de religião, embora julgue que, em parte, ela é dispensável a um homem. Mas mulher sem religião é horrível.
Comunista, materialista. Bonito casamento! Amizade com o Padilha, aquele imbecil. “Palestras amenas e variadas”. Que haveria nas palestras? Reformas sociais, ou coisa pior. Sei lá! Mulher sem religião é capaz de tudo.
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1981, p. 131
Uma das características da prosa de Graciliano Ramos é ser bastante direta e enxuta. No romance São Bernardo, o autor faz a análise psicológica de personagens e expõe desigualdades sociais com base na relação entre patrão e empregado, além da relação conjugal. Nesse sentido, o texto revela