Texto base: Considere os seguintes acontecimentos históricos listados a seguir.
A. Grande terremoto de Lisboa: 1755 DC
B. Nascimento de Pitágoras de Samos (matemático grego): 571 AC
C. Morte de D. Afonso Henriques (rei de Portugal): 1185 DC
D. Nascimento de Aristóteles (filósofo grego): 384 AC
E. Morte de Demócrito de Abdera (físico grego): 370 AC
Enunciado:
Escreva, em ordem cronológica, as letras relacionadas a cada acontecimento descrito.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
A palavra slam é uma onomatopeia da língua inglesa utilizada para indicar o som de uma “batida” de porta ou janela, seja esse movimento leve ou abrupto. Algo próximo do nosso “pá!” em língua portuguesa. A onomatopeia foi emprestada por Marc Kelly Smith, um trabalhador da construção civil e poeta, para nomear o Uptown Poetry Slam, evento poético que surgiu em Chicago, em 1984. O termo slam é utilizado para se referir às finais de torneios de baseball, tênis, bridge, basquete, por exemplo. Smith nomeou também slam os campeonatos de performances poéticas que organizava e no qual os slammers (poetas) eram avaliados com notas pelo público presente, inicialmente em um bar de jazz em Chicago, depois nas periferias da cidade. A iniciativa “viralizou”, como se diz hoje, contagiando outras cidades dos Estados Unidos e, mais tarde, ganhou o mundo. Poesia é o mundo.
NEVES, C. A. B. Slams - letramentos literários de reexistência ao/no mundo contemporâneo.
Disponível em: www.revista.usp.br. Acesso em: 18 jul. 2019.
Pela leitura do texto, é possível compreender como funciona uma “onomatopeia”. Vê-se o uso dessa figura de linguagem na construção de uma palavra em:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UDESC) Assim como nos séculos passados, também hoje, o ser humano busca o autoconhecimento para compreender sua relação com a natureza e com a sociedade. Nesse sentido, surgem algumas perguntas como “Quem somos nós?”, “De onde viemos?”, “Para onde iremos?”. Na tentativa de responder a essas perguntas, e explicar como teria surgido a vida em nosso planeta, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas, ao longo dos séculos.
Assinale a alternativa correta em relação às principais hipóteses sobre a origem da vida.
- Matemática | 17. Números Complexos
Tem-se que o número a6a5a4a3a2a1 é divisível por 11, se o valor da expressão (a1 − a2 + a3 − a4 + a5 − a6) também é divisível por 11.
Por exemplo, 178409 é divisível por 11 porque: (9 − 0 + 4 − 8 + 7 − 1 = 11) é divisível por 11.
Considere a senha de seis dígitos 3894xy, sendo x e y pertencentes ao conjunto { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 }.
Se essa senha forma um número divisível por 99, o algarismo y é igual a:
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(FATEC) Alguns cientistas acreditam que os ancestrais de todos os animais tenham sido colônias de protozoários flagelados, a partir das quais teriam surgido dois ramos: um deles teria continuado como um simples agregado de células pouco especializadas, sem formar tecidos verdadeiros, e o outro teria desenvolvido células com maior grau de especialização, organizadas em tecidos, originando todos os outros animais. A partir dessas informações foi elaborada a figura a seguir, que representa uma provável árvore filogenética dos grandes grupos de animais invertebrados.
Os números I, II, III, IV e V representam, respectivamente, - Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda a questão.
Horrorizado da aranha, desviei dela a minha luneta mágica e em movimento de repulsão levei-a até uma das extremidades do telhado, onde encontrei metade do corpo de um rato que 1 me olhava esperto e com ar que 2 me pareceu de zombaria.
Senti vivo desejo de estudar o rato e fixei-o com a minha luneta; mas o tratante somente me deixou exposto durante minuto e meio, e fugiu-me, deixando-me ouvir certo ruído que 3 me pareceu verdadeira risada de rato.
Disponível em: <http://pt.wikisource.org/wiki/A_Luneta_M%C3%A1gica/II/XXXIX>. Acesso em: 15 mar. 2012. (Adaptado) – Fragmento.
Escreva respectivamente os três antecedentes do vocábulo “que” conforme as três articulações enunciativas dessas orações no texto.