Observe a tira.
A palavra “lhufas”, na tira, poderia ser substituída, sem perda de sentido, por:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Um químico e um biólogo discutiam sobre a melhor forma de representar a equação da fotossíntese. Segundo o químico, a equação deveria indicar um balanço entre a quantidade de moléculas e átomos no início e ao final do processo. Para o biólogo, a equação deveria apresentar as moléculas que, no início do processo, fornecem os átomos para as moléculas do final do processo.
As equações propostas pelo químico e pelo biólogo são, respectivamente.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
O que determina o conteúdo calórico do carboidrato é o seu índice glicêmico, ou seja, a sua facilidade em se transformar em açúcar. O melhor exemplo é a comparação entre pão branco e pão integral com grãos. O índice glicêmico do último é bem mais baixo. Da mesma forma, arroz branco e arroz integral têm índices glicêmicos completamente diferentes.
(LUCCHESE, 2011, p.75).Considerando-se as informações do texto para se desenvolver uma dieta balanceada com ingestão de carboidratos, é possível afirmar: - Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
O JOVEM FRANK
Às vezes eu me pergunto
que papel
estou fazendo aqui.
Não pedi para nascer,
não escolhi o meu nome,
e tenho um corpo montado
com pedaços de avós,
fatias de pai
e amostras de mãe.
Nas reuniões de família
o esporte predileto
é dissecar Frankenstein:
“Os olhos são do Arruda...”
“Os pés lembram os Botelho...”
“Tem as mãos do velho Braga!”
“...e o nariz é dos Fonseca!”
Certamente o resultado
de um tal esquartejamento
não pode ser coisa boa,
pois tantos retalhos colados
não inteiram uma pessoa.
TELLES, C. Q. Sementes de sol. São Paulo: Moderna, 1992. p. 38. (Fragmento)
A referência a Frankenstein simboliza que o locutor do texto é um jovem
- História | 6.08 Imperialismo
(UFRGS) Observe a figura abaixo.
A Conferência de Berlim (1884) e a subsequente “Partilha da África” pelas potências europeias tiveram um papel fundamental na transição de uma dominação informal para um colonialismo bastante agressivo, o chamado “novo imperialismo”.
Uma das principais características desse novo imperialismo foi
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A ROSA DE HIROXIMA
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
MORAES, V. de. Antologia poética. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.
Os aspectos expressivo e exortativo do texto conjugam-se, de modo mais evidente, no verso: