Leia duas teses elaboradas por Lutero.
89ª Tese
Já que o papa procura mais a salvação das almas do que o dinheiro, por que anula as indulgências que foram por ele mesmo concedidas, no passado?
90ª Tese
Contestar estes inteligentes argumentos dos leigos pelo uso da força, e não por meio de argumentos da lógica, significa entregar a Igreja e o papa à zombaria dos inimigos e desgraçar os cristãos.
SEFFNER, Fernando. Da Reforma à Contrarreforma. São Paulo: Atual, 1993. p. 37. (Adaptado.)
O argumento de Lutero destacado no texto está profundamente associado ao contexto vivido pela Europa naquele período, já que revela
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
O geoturismo é um segmento turístico recente que busca priorizar os aspectos naturais negligenciados pelo ecoturismo: geologia e geomorfologia, como cavernas, sítios paleontológicos, maciços rochosos, quedas d’água etc., proporcionando uma experiência turística que vai além da contemplação, agregando informações sobre a origem e formação dos locais visitados.
BENTO, L. C. M.; RODRIGUES, S. C. Geoturismo e geomorfossítios: refletindo sobre o potencial turístico de quedas d’água – um estudo de caso do município de Indianápolis-MG.
In: Revista Geográfica Acadêmica, v. 4, n. 2, 2010.
Atualmente, no Brasil, a utilização de pequenas propriedades rurais para a prática descrita pelo texto é indicada como método que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Las cuestiones 02, 03, 04 y 05 se refieren al texto: Flamenco para niños
Flamenco Para Niños (2008) [España]
Primer recopilatorio de Flamenco para niños, ideal para introducir a los más pequeños de la casa en este estilo musical, artistas de la talla de Paco de Lucía, Camarón de la Isla, Tomatito o Pitingo, entre otros, están incluidos en este disco.
Tracklisting
01 (6:01) Paco de Lucía - Entre Dos Aguas
02 (3:35) Juán Peña - Bulerías De Antonio Pozo
03 (4:59) Camarón de la Isla - Nana Del Caballo Grande
04 (5:57) Carmen Linares - Cambiaste De Parecer
05 (4:35) Tomatito - Pa La Pimpi
06 (2:17) Camarón de la Isla - Rosa María
07 (2:16) Bambino - Bambino Piccolino
08 (3:23) Paco de Lucía - Guajiras De Lucía
09 (3:54) Camarón de la Isla - Vámonos Pa Casa
10 (4:05) Pitingo - Familia Habichuela
11 (3:03) Álvaro de la Isla - Dale Con El ''E''
12 (2:53) La Perla de Cádiz - Bulerías De Manuela
13 (3:39) Manolo Sanlúcar - Puerta Del Príncipe
Disponible en:http://mpmv2.foroactivo.net/t991-flamenco-para-ninos-2008-espana Acceso en 17 ene. 2012.
El tema principal del texto es:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a faixa a seguir e responda a questão.
Disponível em: <http://www.blogdogonzalez.com/?cat=4>. Acesso em: 15 mar. 2012. (Adaptado).
De acordo com o contexto, escreva o tema desse cartaz: quem fala; para quem fala; e o que fala.
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
Materiais:
• Cartolina branca
• Cola
• Imagens coletadas pelos alunos (ver desenvolvimento)
• Textos impressos pelos alunos (ver desenvolvimento)
• Lápis e borracha
• Canetinha hidrocor e giz de cera
Desenvolvimento:
1. Apresentar aos alunos a imagem do Panteão em Roma, bem como seu significado e história.
Disponível em: http://reynaldocesar.blogspot.com.br/2010/04/panteao-roma.html
Disponível em: http://www.flashesdeviagem.com.br/2011/02/o-que-fazer-em-roma-dia-2.html
Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/ef2/roma/p4.php
2. Após contar aos alunos a história do Panteão (veja abaixo na referência bibliográfica textos que podem ser usados como referência) dividir a turma em trios.
3. Propor a cada trio que realize um belo desenho da parte interna do Panteão usando primeiramente lápis e borracha e em seguida as canetinhas e giz de cera.
4. Em seguida, cada trio deverá pensar: Se este fosse o meu Panteão, quais as personalidades estariam dentro dele?
5. Cada aluno deverá então, na próxima semana, levar as imagens das pessoas que eles elegeram para habitar o seu panteão.
6. Colar as imagens dentro da imagem construída do interior do Panteão.
7. Cada trio deverá então, escrever, digitar e imprimir um texto que justifique as suas escolhas e colar também dentro do desenho.
8. Ao final, os espaços em branco dentro da colagem poderão ser preenchidos com o giz de cera usado horizontalmente.
Observações:
1. Cada trio deverá prestar atenção ao tamanho das imagens. Elas deverão caber harmoniosamente no espaço do desenho. O texto também deverá ser impresso em letra legível.
2. Ao professor caberá instigar os alunos sobre as qualidades que as personalidades escolhidas devem apresentar para habitar o Panteão imaginário. Poderão ser pessoas simples ou importantes, conhecidas pessoalmente pelo trio ou não, mas que honrem a escolha do grupo.
3. Caberá também ao professor efetuar a correção dos textos feitos pelos alunos.
Referências:
1. Sobre o Panteão:
Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/grega/o-panteao-de-agripa.htm
Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/panteao-agripa-478070.shtml
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UECE) Analise as afirmações abaixo.
I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.
II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.
III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.
Está correto o que se afirma em