Texto base: Hoje é dia da gincana de perguntas e respostas na aula de Matemática. Nesta atividade, os alunos formam duas equipes. Disponível em: <http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br>. Acesso em: 02 dez. 2015. Observe como foi marcada a pontuação dos alunos:
Enunciado:
De acordo com a pontuação de cada equipe, o total de pontos da equipe vencedora foi
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
A comparação entre a alfabetização no Brasil e na Antiguidade permite concluir que
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Revelação do subúrbio
Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé, contra a
[vidraça do carro*,
vendo o subúrbio passar.
O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,
com medo de não repararmos suficientemente
em suas luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite come o subúrbio e logo o devolve,
ele reage, luta, se esforça,
até que vem o campo onde pela manhã repontam laranjais
e à noite só existe a tristeza do Brasil.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo, 1940.
(*) carro: vagão ferroviário para passageiros.
(FUVEST 2014 1° FASE) Segundo o crítico e historiador da literatura Antonio Candido de Mello e Souza, justamente na década que presumivelmente corresponde ao período de elaboração do livro a que pertence o poema, o modo de se conceber o Brasil havia sofrido “alteração marcada de perspectivas”.
A leitura do poema de Drummond permite concluir corretamente que, nele, o Brasil não mais era visto como país
- Geografia | 6.5 Indústria
O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.
OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptada).
A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
PROPAGANDA DE ALIMENTO COM MUITO SÓDIO, GORDURA E AÇÚCAR TERÁ ALERTA
Daqui a seis meses, as propagandas de alimentos com altos teores de açúcar, gordura e sódio terão de mostrar frases alertando sobre os perigos à saúde que o consumo excessivo dessas substâncias pode causar. (...)
As frases de alerta deverão ser ditas pelo principal personagem da propaganda, no caso da televisão, ou pelo locutor dela, no rádio. Se o produto tiver muito açúcar, o alerta será para o risco de cárie dentária e obesidade. No caso da gordura saturada, para o risco de diabetes e doenças do coração. No caso da gordura trans, para doença do coração e, no caso de alto teor de sódio, para o coração e para pressão alta.
(...)
O Estatuto da Criança e do Adolescente já limita a propaganda voltada ao público infantil.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/758903-propaganda-de-alimento-com-muito-sodio-gordura-e-acucar-tera-alerta.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
Que direito das crianças serão defendidos por essas novas regras para as propagandas?
- Matemática | 17. Números Complexos
Sendo i a unidade imaginária tal que i² = -1, são dados os números complexos z1 = 9 + 3i e z2 = -2 + i. Ao calcular corretamente o produto z1 . z2, obtemos o número: