Sendo i a unidade imaginária tal que i² = -1, são dados os números complexos z1 = 9 + 3i e z2 = -2 + i. Ao calcular corretamente o produto z1 . z2, obtemos o número:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(EXPCEX) O trioxano, cuja fórmula estrutural plana simplificada encontra-se representada a seguir, é utilizado em alguns países como combustível sólido para o aquecimento de alimentos armazenados em embalagens especiais e que fazem parte das rações operacionais militares.
Considere a reação de combustão completa de um tablete de 90g do trioxano com a formação de CO2 e H2O. Baseado nas energias de ligação fornecidas na tabela abaixo, o valor da entalpia de combustão estimada para esta reação é:
Dados: Massas Atômicas: O = 16 u; H= 1u; C = 12u.
- Biologia | 09. Botânica
(Uftm) O gráfico ilustra o espectro de absorção da luz pelas clorofilas a e b, em diferentes comprimentos de onda. Elas são duas das principais clorofilas presentes nos eucariontes fotossintetizantes.
Suponha que três plantas (I, II e III) da mesma espécie ficaram expostas diariamente aos comprimentos de onda 460 nm, 550 nm e 660 nm por um mês, respectivamente. É possível supor que
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2015 1ª APLICAÇÃO) Rede social pode prever desempenho profissional, diz pesquisa
Pense duas vezes antes de postar qualquer item em seu perfil nas redes sociais. O conselho, repetido à exaustão por consultores de carreira por aí, acaba de ganhar um status, digamos, mais científico. De acordo com resultados da pesquisa, uma rápida análise do perfil nas redes sociais pode prever o desempenho profissional do candidato a uma oportunidade de emprego. Para chegar a essa conclusão, uma equipe de pesquisadores da Northern Illinois University, University of Evansville e Auburn University pediu a um professor universitário e dois alunos para analisarem perfis de um grupo de universitários.
Após checar fotos, postagens, número de amigos e interesses por 10 minutos, o trio considerou itens como consciência, afabilidade, extroversão, estabilidade emocional e receptividade. Seis meses depois, as impressões do grupo foram comparadas com a análise de desempenho feita pelos chefes dos jovens que tiveram seus perfis analisados. Os pesquisadores encontraram uma forte correlação entre as características descritas a partir dos dados da rede e o comportamento dos universitários no ambiente de trabalho.
Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
As redes sociais são espaços de comunicação e interaçãoon-line que possibilitam o conhecimento de aspectos da privacidade de seus usuários. Segundo o texto, no mundo do trabalho, esse conhecimento permite:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 07 e 08 referem-se ao artigo de um dos cadernos publicados pelo Jornal Folha de São Paulo às segundas-feiras, mais voltado ao público-adolescente, o Folhateen.
Leia-o e observe-o com atenção.
Embriaguez, alienação e sobriedade
Por Marcia Shimabukuro
Vivemos uma geração em que "tomar um porre" é sinônimo de status. Vi, durante os três últimos anos, amigos que antes eram totalmente contrários ao exagero etílico tornarem-se verdadeiros bebuns. Uma pena. Eles acreditam que a bebida é a desculpa para se tornar quem eles não têm coragem de ser sóbrios. Ficam mais "alegres", sentem-se poderosos, sem limites, porém, esquecem de metade das coisas que ocorreram na noite anterior. Pergunto-me qual seria o grande trunfo de viver dessa maneira.
Será que a influência vem da mídia? Comerciais mostram que consumir cerveja atrai mulheres lindas e momentos agradáveis. Somos manipulados por propagandas? Em partes. De certa forma, a ideia daquela felicidade que nos é vendida gera a ansiedade de conquistá-la por meio da bebida. Mas todos nós sabemos que felicidade não se compra. A impressão que tenho é a de um hábito intrínseco à passagem para a maturidade, como se a bebida fosse um passaporte à vida adulta. Serei direta: não é. A responsabilidade é o que diferencia as fases da vida, e ser independente é muito mais do que comprar uma garrafa de vodka sem precisar mostrar a identidade.
Cada vez mais novos, somos postos em um mundo de loucura e repressão. As algemas atadas são falsamente libertadas quando o álcool passa a atuar na mente. É tudo mera ilusão. Os problemas continuam, a vida permanece a mesma. A diferença é que, por algumas horas, você é que se aliena. Você é que perde a percepção da realidade. Você é que deixa de vivenciar o que existe de fato para fantasiar.
Vale a pena? Embriaguez, alienação, ou sobriedade... Você pode viver da maneira que quiser, é só uma questão de escolha. No entanto, não se esqueça que para cada escolha, haverá uma consequência, uma renúncia e talvez o arrependimento.
Fonte: http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/ – 21/11/2010 – adaptado.
Ficam mais "alegres", sentem-se poderosos, sem limites, porém, esquecem de metade das coisas que ocorreram na noite anterior.
A Oração Coordenada do artigo, acima destacada, procura indicar ao leitor uma relação de oposição, bem como um contraste ou compreensão entre as unidades ligadas, como nas orações anteriores no mesmo período, a respeito do grande engano cometido quando alguém acha que adquire certo status no ato de tomar um porre. Assim, ela pode ser CLASSIFICADA, na estrutura sintática do período, com uma conjunção de ligação, como Oração Coordenada _____________________________.
- Biologia
(UFRGS) Observe a tira abaixo.
A biologia como ciência começou a ser estruturada no século XIX.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a essa área de conhecimento.
( ) As células são unidades estruturais básicas que provêm de células preexistentes.
( ) Os seres vivos são geneticamente relacionados e capazes de evoluir.
( ) A maioria das reações químicas que mantém os organismos vivos ocorre no ambiente extracelular.
( ) Conclusões obtidas a partir de um determinado organismo não podem servir de base para investigações em outros seres vivos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é